Musk perde quase 6 mil milhões de dólares num dia
O bilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, viu o seu património líquido reduzir substancialmente na segunda-feira, quando as ações da sua empresa de veículos elétricos caíram, na sequência de um acidente que vitimou duas pessoas a bordo de um dos seus carros, segundo a ‘Forbes’.
As ações da Tesla caíram 3,8% na tarde de segunda-feira, reduzindo a fortuna de Musk em cerca de 5,6 mil milhões de dólares. Com esta quebra, atualmente, o seu património está avaliado em 174,1 mil milhões, de acordo com estimativas da Forbes.
O CEO e cofundador da Tesla é a terceira pessoa mais rica do mundo, atrás do CEO da Amazon, Jeff Bezos, que tem um património líquido de 195,9 mil milhões de dólares, e do magnata francês de bens de luxo, Bernard Arnault, cuja fortuna está avaliada em 180,3 mil milhões.
As ações da Tesla caíram na segunda-feira na sequência de relatos de que dois homens morreram depois de o seu Tesla S 2019 ter embatido numa árvore, no norte de Houston, Estados Unidos, na noite do passado sábado.
As autoridades locais disseram acreditar que o veículo estava a funcionar sem ninguém no banco do condutor, com um dos homens no banco do passageiro da frente e o outro no banco de trás. O veículo estava a viajar em alta velocidade ao longo de uma curva, antes de sair da estrada e explodir por volta das 23h25.
Two men killed after Tesla that may have been in autonomous driving or self driving mode didn’t adhere to a curve, slammed into a tree then burst into flames in the Woodlands, officials say. Firefighters say they had to call Tesla to figure out how to oust the blaze. @KPRC2 pic.twitter.com/nmhDxKeTHT
— Deven Clarke (@KPRC2Deven) April 18, 2021
Um dos comandantes envolvidos revelou que foram necessárias cerca de quatro horas para apagar o incêndio do veículo. Embora os carros elétricos não sejam necessariamente mais perigosos do que os veículos movidos a gás, as baterias de lítio de alta tensão como as usadas no Tesla podem reacender mesmo depois de um incêndio inicial ser apagado, adianta a mesma publicação.
O acidente também levanta mais questões sobre o recurso ao piloto automático da Tesla. As autoridades ainda não tinham certeza se este estava ativo durante o acidente que matou os dois homens, no entanto, o sistema de direção semiautomático da empresa tem enfrentado crescente escrutínio após uma série de acidentes que envolveram veículos Tesla nos últimos meses.
Na segunda-feira, Musk negou que o recurso a piloto automático do Tesla estivesse envolvido no acidente. Os registos de dados recuperados «mostram que o piloto automático não estava habilitado» disse. «Além disso, o piloto automático padrão exigiria linhas de faixa para se ativar, o que esta rua não tinha», acrescentou ainda o responsável.