Mundo ultrapassa os 1.000 casos de varíola dos macacos. CDC eleva alerta para nível 2

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aumentou para o nível dois o alerta sobre a propagação do vírus, que já afetou 29 países, aconselhando evitar contactos com pessoas infetadas, bem como com animais doentes ou mortos.

A autoridade de saúde pública norte-americana pede que a população “exerça cuidados redobrados” para ser possível combater os surtos, mantendo, no entanto, que o risco para a população se mantém baixo. As pessoas com sintomas dos vírus, como irritações ou lesões cutâneas, devem contactar os serviços de saúde para receberem orientações sobre como proceder.

Esta segunda-feira, o número de casos confirmados de ‘varíola dos macacos’ totalizava 1.019 em todo o mundo. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, em Portugal registam-se hoje 166 casos confirmados, com a maioria das infeções concentradas na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também com registo de casos no Norte e no Algarve.

Dados do CDC mostram que Portugal é o terceiro país com mais casos de ‘varíola dos macacos’, atrás do Reino Unido, em primeiro lugar, e de Espanha, em segundo.

Esta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde informou que o vírus já pode estar em fase de transmissão há semanas, meses ou até mesmo anos.






Comentários
Loading...