Multimilionário dono da Zara corre para gastar a fortuna ou terá que entregar parte ao Estado

Amancio Ortega, fundador da Inditex e detentor de 59% da retalhista espanhola, tem um problema que muitos multimilionários não têm. O empresário tem que investir o seu dinheiro, caso contrário terá que entregar parte da sua riqueza.

Isto acontece porque Espanha é o único país da União Europeia a ter um imposto sobre a riqueza integral. Ou seja, Ortega terá que investir os seus milhares de milhões que recebe da Inditex, caso contrário terá que entregar parte dos lucros em impostos sobre a riqueza.

A Inditex anunciou na semana passada um aumento de 29% no seu pagamento de dividendos, o que representa um encaixe para o bolso do magnata na ordem dos dois mil milhões de euros.

Desta forma, Amancio Ortega tem que investir esse dinheiro dentro de um ano por causa das regras legais e fiscais que regem os family offices, como a Pontegadea, empresa de investimentos imobiliários do multimilionário, que tem sob sua gestão cerca de dois mil milhões de euros para investir anualmente, revela a ‘Bloomberg’.

De acordo com as leis do Governo liderado por Pedro Sánchez, os family offices podem estar isentos deste imposto caso invistam o lucro dentro de uma janela de 12 meses e em ativos considerados de “atividade económica”.

Para evitar o pagamento do imposto sobre a riqueza, os family offices como a Pontegadea podem comprar ativos como imóveis e infraestrutura de energia ou participações de pelo menos 5% em empresas de capital aberto.

Caso não possam investir todos os dividendos dentro do ano, as empresas podem negociar uma extensão, desde que possam provar que estão perto de fechar a um acordo para uma parte dos recebimentos.

Durante os últimos anos, a Pontegadea já investiu cerca de 11 mil milhões de euros de dividendos de Ortega na Inditex, revela a mesma fonte.

Estes investimentos resultaram na aquisição de propriedades como o Haughwout Building de Nova York, o Southeast Financial Center em Miami, o Royal Bank Plaza de Toronto e o The Post Building em Londres.

Estes fizeram com que Amancio Ortega passasse de ser apenas um magnata da moda para ser um dos maiores proprietários de imóveis da Europa, com ativos avaliados em 15,3 mil milhões de euros em 2021.

De arranha-céus de luxo à sede da Meta: Dono da Zara investiu um recorde de 2.760 milhões em ativos imobiliários

Ler Mais