Mulher internada em Espanha com suspeita de ébola: hospital no País Basco ativa protocolo de alta segurança

Uma mulher foi internada, esta quinta-feira, no Hospital Universitário de Donostia, em San Sebastián (Espanha), na Unidade de Alta Segurança Biológica, com suspeitas de ter contraído ébola. O Departamento Basco de Saúde, de acordo com a publicação ‘El Mundo’, ativou o protocolo que coloca em funcionamento os recursos especiais de “alta segurança” diante da “suspeita de um caso de febre hemorrágica”.

A antropóloga basca regressou há um mês de uma viagem à República Centro-Africana com sintomas graves da doença, cujo quadro sintomático inclui febre, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, fraqueza severa e dores de garganta – pode compreender também diarreia, vómitos, dores de estômago, sangramento inexplicável e hematomas.

A paciente foi transferida de Urduliz para o hospital de San Sebastián, referência no País Basco para febres hemorrágicas, após apresentar um quadro grave dessa doença e está internada a “aguardar resultados” dos exames para determinar se a infeção sofrida é ébola, segundo informou o Departamento Basco de Saúde.

O Hospital Donostia, em San Sebastián , é um dos sete hospitais espanhóis que conta com uma unidade com recursos especiais de alta segurança e isolamento para o tratamento desta doença – de acordo com a direção do hospital, o dispositivo de segurança foi implementado pelos profissionais de saúde “em menos de 24 horas” para oferecer o melhor cuidado à paciente e ao mesmo tempo “garantir o seu isolamento e segurança”, assim como da equipa que a acompanha.