Estoril Open: os negócios para além do ténis

Durante nove dias todos os caminhos do ténis em Portugal vão dar ao Estoril Open. contudo, o mais prestigiado torneio do país não é só desporto, mas sim um local onde muitas empresas marcam presença para negócios e ações de networking.

Basta observar nas ruas o cartaz oficial da edição deste ano do Estoril Open para se perceber a quantidade de logotipos das empresas que se associam ao evento. Os patrocínios têm várias categorias, desde os apoios institucionais às parcerias oficiais aos senior sponsors e ainda o naming do evento – que há dez anos é do Millennium BCP. Ricardo Valadares, diretor de comunicação do banco, explica à Executive Digest as razões do apoio ao Estoril Open. «O Millennium BCP está com o torneio desde 2015 e o balanço é bastante positivo. No banco privilegiamos relações de confiança e duradouras, é assim com os nossos clientes e, também, com os eventos que apoiamos, como é o caso do maior evento de ténis do
país. Prova deste posicionamento é o facto de recentemente termos renovado a apoio ao evento como naming sponsor até 2027. O Millennium BCP continuará a apoiar aquele que é um dos maiores eventos corporativos e desportivos do país, contribuindo para projetar internacionalmente a imagem de Portugal. Este é um evento desejado e acarinhado pelo público português, atraindo milhares de pessoas e contando com a presença de alguns dos melhores tenistas do mundo. Acreditamos nos valores que o ténis promove – disciplina, resiliência, rigor e superação. Estes princípios refletem-se também na missão e nos valores do Millennium BCP. A notoriedade que o Millennium Estoril Open tem conquistado, nomeadamente em termos de novos patamares de visibilidade, reputação e adesão de atletas e do público, é inegável»

 

Stand do Millennium BCP no Estoril Open.

Logo a seguir ao naming do evento, a categoria mais importante de patrocinadores são Senior Sponsors”. A marca alemã Porsche está nesta categoria. Nuno Costa, responsável da marca para Portugal mostra-se satisfeito com os «ótimos resultados» do patrocínio e adianta que a parceria é para manter nas próximas três edições (2025, 2026 e 2027). «Trata-se do melhor evento em Portugal para o nosso público-alvo. A Porsche é uma marca de automóveis desportivos de luxo, a combinação entre os nossos brand values e o ténis de alto nível é algo muito natural. A dinâmica de aceleração, travagem, mudança de trajetória, potência, amortee, concentração são características que poderiam caracterizar tanto o ténis de alto nível como a condução de um Porsche», explica.

Outro dos patrocinadores dentro do leque dos senior sponsors é o Major Group – uma estreia na ligação ao evento. Fundado em 2013, atua em várias áreas, do imobiliário à saúde e à hotelaria e restauração. À Executive Digest, o CEO da Major, Gabriel Costa, indicou que o apoio ao open de ténis deve-se, sobretudo, à estratégia de estar «presente em ambientes que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas». Esta é a primeira vez que o grupo se associa a um evento de ténis, juntando-se aos patrocinadores principais (categoria onde também estão a Betclic e a Emirates). Como já indicado [ver entrevista ao diretor do Estoril Open, João Zilhão], o torneio deste ano baixou uma categoria no ranking do ténis mundial e passou a ser um torneio Challenger175, ao invés de ATP250. O sucedido não preocupa os patrocinadores ouvidos para estas linhas. Nuno Santos indica que isso até pode ser uma vantagem, uma vez que o torneio português coincide com a segunda semana do Masters 1000 de Madrid. «Pode beneficiar o Estoril Open. Se grandes jogadores perderem nas primeiras rondas [de Madrid] ainda têm a hipótese de não perder ritmo e no espaço de uma hora, de avião, estão em  Lisboa. E as garantias do bom trabalho desenvolvido pela organização na produção do Open deixam-nos sempre mais confortáveis», e reforça: « o retorno mais relevante é a interação com os nossos clientes e o público em geral. Sinceramente, achamos que vai estar ao nível dos anos anteriores».

Presença da Porsche no court central do Estoril Open – foto da edição de 2024.

Para o Millennium BCP, a descida de categoria este ano (em 2026 e 2027 o torneio voltará a ser ATP250) não coloca em causa a presença no evento mesmo em momentos «mais críticos». Ricardo Valadares recorda dois exemplos: a edição de 2015 que esteve em dúvida e a pandemia do covid-19 que fez com que o torneio não se realizasse em 2020 e nos anos seguintes decorreu sem a presença de público. «Esta é a forma de estarmos no mercado. Ao lado da sociedade, dos empresários e dos portugueses que fazem o país avançar e prosperar. O Millennium Estoril Open é um palco onde atletas de classe nacional e mundial brilham, novos talentos emergem e onde a paixão pelo ténis une gerações. Este torneio tem sido uma plataforma privilegiada para a divulgação de Portugal no mundo desportivo, contribuindo para a afirmação do país como destino de referência. Para além da presença de grandes estrelas do ténis internacional, o torneio deste ano contará com excelentes prestações dos melhores tenistas portugueses, os quais atravessam um fantástico momento de forma, como é o caso de Nuno Borges, que este ano passou a ser embaixador do Millennium BCP, e que é atualmente número 41 [ao dia do fecho desta edição] do ranking ATP e o melhor tenista português da atualidade. Não obstante o torneio este ano ter passado a ser um ATP175 tenho a certeza que os elevados padrões de qualidade que têm feito do Millennium Estoril Open o evento de referência no contexto sóciodesportivo em Portugal, serão mantidos. Diria até, melhorados. Esta vai ser a melhor edição do Millennium Estoril Open. Pelo menos até à próxima».

O retorno do investimento

Como é sabido, os patrocínios envolvem várias métricas que ajudam na decisão do investimento que as empresas fazem em determinados eventos, o Estoril Open não é exceção. O Millennium BCP, apesar de não revelar o montante investido no evento do Estoril, utiliza vários indicadores para medir o impacto da sua aposta: «temos a possibilidade de convidar um conjunto de clientes e outros stakeholders a poderem assistir ao melhor ténis em Portugal. Beneficiam, ainda, da forte comunicação que o Millennium Estoril Open realiza. Este processo de comunicação do torneio costuma ter início no final do ano anterior à sua realização. São cerca de cinco meses de comunicação constante. Por fim, temos um conjunto de estudos e relatórios que nos permitem aferir o retorno financeiro, bem como a recordação de marca nesta parceria. No ano, o Millennium Estoril Open foi, segundo dados da BrandScore, o evento desportivo com maior recordação, à frente de modalidades como o futebol, o que é verdadeiramente extraordinário». Já a Porsche utiliza dados KPI comparáveis ao longo de cada edição. A saber: horas de transmissão TV, retorno de media, exposição de marca, social media engagement, e, segundo Nuno Costa, o mais importante: «a interação com clientes e o feedback dos mesmos e da nossa equipa comercial». Segundo o mesmo responsável o investimento da marca alemã nesta edição ronda os 500 mil euros. Já o responsável do Major Group, Gabriel Costa, indica que retorno do investimento «não é o foco principal» da presença no Estoril Open: «o nosso foco é promover e estar associados à excelência e bem-estar».

Para lá da competição

Se a atenção desportiva é direcionada para o court central de terra batida, há várias ações que as empresas presentes no espaço social do Open do Estoril organizam. O Millenium BCP para além de dar descontos (25%) aos seus clientes na compra dos bilhetes para o evento, vão ter as denominadas “ativações de marca” no seu stand e que vão desde a oferta de porta-chaves personalizados, a sessões de autógrafos a passatempos nas redes sociais. Mais há mais, «vamos ter uma raquete gigante para fotografias e posterior partilha nas redes sociais. Teremos ainda um caricaturista, que já é uma tradição neste evento, e a área corporate, teremos espaço para receber os nossos clientes e convidados, para além de uma exposição dos troféus das últimas edições e da presente», revela Ricardo Valares. Já a Porsche, que por esta altura tem a sua rede de concessionários nacionais com ferramentas de comunicação alusiva ao Estoril Open, terá 12 carros da marca a fazer as viagens dos atletas e de alguns , disponibilizados para o evento, que os atletas e alguns convidados VIP. Já no stand do Open estará um carro em destaque. Além, disso há uma ação no Autódromo do Estoril dedicada aos jogadores mais cotados, onde os tenistas mais cotados vão ao Autódromo do Estoril rodar com os carros da marca». Além disso, há sempre um Porsche presente no court central, «o que dá uma visibilidade brutal nas transmissões televisivas», explica Nuno Costa. De 26 de abril a 4 de maio, o recinto do Clube de Ténis do Estoril será, certamente, muito mais do que a disputa de match points.

*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico