Mudar de tarifário ou de operadora? Veja qual a melhor opção
Está a pensar mudar de pacote de telecomunicações, mas não sabe se deve optar por um novo tarifário ou trocar de operadora? Entre períodos de fidelização, custos de instalação e renegociações contratuais, há muito a considerar antes de tomar uma decisão.
Chega a altura que o pacote de telecomunicações já não satisfaz e a questão impõe-se: mudar de tarifário ou mudar de operadora? Em cima da mesa estão, nas duas opções, vários custos, burocracias e outras complicações que importa descortinar.
Que custos estão presentes na mudança de tarifário? É preciso esperar pelo fim da fidelização no atual pacote? E atenção que os tarifários de telecomunicações estão em constante mudança e, por isso mesmo, é preciso atentar em vários fatores.
Que tipos de canais quer? Qual o número de canais pretendidos? Será que compensa aderires a um serviço de streaming? Pretende ter vários cartões SIM? Todas estas questões (e outras) precisam de ter a sua atenção na altura de ponderar a alteração.
Mudar de operadora: cuidado com a fidelização
O primeiro cuidado a ter com a mudança de operadora prende-se com o período de fidelização. A lei relativamente a estes períodos sofreu uma modificação importante: agora estes contratos só podem ir até 24 meses, havendo ofertas de 12 e 6 meses ou mesmo sem qualquer fidelização.
Existem custos associados à mudança
Mas atenção: há custos associados se quiser mudar de operadora e ainda estiver fidelizado num pacote: terá de pagar o custo de instalação do equipamento, que pode ficar entre 200 e 300 euros (sendo que a operadora o deve informar deste custo no contrato) e ainda o valor respeitante à rescisão contratual.
Claro que aqui é preciso pesar os prós e os contras. É necessário saber:
Que tipo de velocidade de internet deseja;
Se pretende ou não ter telemóveis associados a este pacote;
A quantos canais quer ter acesso, entre outros fatores.
Só cruzando toda esta informação é que ficará a saber se compensa mudares de operadora, mesmo acarretando com os custos do término contratual.
Compensará mudar de tarifário?
Tendo visto que, em princípio, a mudança de operadora só compensa para a carteira quando não existe período de fidelização, ou quando este termina, fica a questão: e então mudar de tarifário? Será esta uma alternativa compensatória?
Antes de mais, deve saber que, se atualmente estiver com um pacote com Internet, Telefone e TV (ou uma combinação destes) não pode mudar parte dos serviços para outro tarifário. Ou seja, se, por exemplo, o seu serviço de telemóvel estiver dentro desse pacote, não pode mudá-lo isoladamente para outro serviço.
Deve mudar tudo. E se ainda estiver abrangido pelo período de fidelização, pode mesmo ter que pagar o valor das ofertas sobre o número de meses de fidelização em falta. O que pode fazer é tentar renegociar os valores do pacote atual.
É mais fácil, por exemplo, mudar de tarifário de telemóvel pré-pago para outro pré-pago. Poderá, no entanto, ter de pagar um valor que oscila entre os 6 e os 8 euros por esta mudança.
Então afinal compensa mais mudar de tarifário ou de operadora?
A resposta a esta pergunta depende do pacote que procura. Se a fidelização junto da sua operadora estiver quase no fim e desejar manter-se cliente da mesma, mas com outro pacote mais atrativo, então mudar de tarifário compensará.
No entanto, a mudança de operadora coloca-o perante um leque maior de opções, pelo que, se não se encontrar perante um período de fidelização, tal pode levá-lo a conseguir uma oferta mais económica e ao encontro das suas necessidades. Na dúvida deve sempre analisar todo o mercado e nunca se cingir apenas a uma operadora.