
Moscovo inicia construção de rede ferroviária para ligar cidades ocupadas ucranianas ao sul da Rússia, acusam responsáveis de Kiev
As forças russas já iniciaram a construção de uma rede ferroviária que pretende ligar as cidades ocupadas de Mariupol, Volnovakha e Donetsk ao sul da Rússia, denunciou esta quinta-feira a Ucrânia. De acordo com Petro Andriushchenko, conselheiro do autarca exilado de Mariupol, os russos “começaram a construção de uma ponte ferroviária perto da aldeia de Hranitne, sobre o rio Kalmius. Se for bem-sucedido, isso permitirá que a linha existente Mariupol-Aslanove-Kalchyk-Volnovakha seja ligada diretamente a Taganrog e Rostov-on-Don (na Rússia).”
⚡️russia is building a direct railroad connection with the temporarily occupied Mariupol, Volnovakha and Donetsk, – advisor to the mayor of Mariupol Petro Andriushchenko.
The new line will connect with russian Taganrog and Rostov-on-Don. This will improve russian logistics… pic.twitter.com/Xk8CmVaxf4
— FLASH (@Flash_news_ua) September 27, 2023
Andriushchenko sublinhou que, se a linha ferroviária for concluída, vai permitir ao Kremlin transportar abastecimentos militares e civis para o território ocupado no sul da Ucrânia sem depender da ponte da Crimeia, que sido um alvo constante de ataques das forças ucranianas nos últimos meses, num esforço para tentar cortar as linhas de abastecimento para a península anexada em 2014.