
Moscovo encomenda de forma discreta 230 mil certificados para famílias de soldados mortos
As autoridades russas encomendaram, de forma discreta, 230 mil certificados para familiares de veteranos falecidos, noticiou o canal de notícias independente de língua russa ‘Verstka’, permitindo uma rara visão da escala do número do mortos sofrido por Moscovo no conflito na Ucrânia.
Os certificados foram encomendados pelo Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Social da Rússia. “A Rússia alega que apenas vários milhares dos seus soldados foram mortos na ‘operação militar especial’. Os números indiretos, como essas ordens de certificados, dão uma imagem mais clara”, escreveu Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, numa publicação na rede social ‘X’.
The Russian authorities have ordered 230,000 certificates for family members of deceased veterans.
The Ministry of Labor and Social Development of Russia has ordered more than 750,000 certificates for veterans of combat operations and 230,000 certificates for family members of… pic.twitter.com/yrTPBJD1uy
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) September 19, 2023
O ministério encomendou mais de 750 mil certificados para veteranos de operações de combate e 230 mil certificados para familiares de veteranos falecidos, indicou a publicação russa, garantindo que foram encomendados mais de 900 mil certificados desde o início do conflito da Ucrânia.
O número de mortos na Rússia continua a aumentar devido à contraofensiva da Ucrânia para recapturar os seus territórios ocupados. De acordo com números divulgados pelos militares de Kiev, mais de 270 mil soldados russos foram mortos.