Morte de músico da banda Santos & Pecadores chega a julgamento
Rui Martins, músico da banda Santos & Pecadores, morreu num acidente de trabalho, em 2021, e agora o caso começou a ser julgado no Tribunal de Santarém. A empresa que contratou Rui Martins, a Pye – Poweryieldenergia, com sede em Matosinhos, e os dois sócios gerentes da firma, de 33 e 42 anos, são os arguidos no processo, estando a ser julgados por um crime de violação das regras de segurança agravado.
O caso, recorda o Correio da Manhã, deu-se a 14 de maio de 2021. O músico dos Santos & Pecadores, de 40 anos, estava a proceder a trabalhos de lavagem de painéis solares na cobertura de uma fábrica em tremês, Santarém, quando uma chapa se partiu, levando o trabalhador a cair desamparado para a morte, no chão do armazém, conforme descreve a acusação do Ministério Público.
A investigação apurou que a vítima não tinha equipamento de proteção individual, que acautelaria o risco de queda, uma vez que o mesmo nunca lhe tinha sido fornecido pela empresa, para a qual Rui Martins trabalhava deste dezembro de 2020.
No dia do acidente, não estaria a usar os meios de fixação obrigatórios para impedir a queda, e não tinha formação necessária para efetuar trabalhos de manutenção de painéis solares em segurança, aponta a acusação.
O músico tinha arranjado este trabalho durante a pandemia da Covid-19, numa altura em que a banda liderada por Olavo Bilac não tinha espectáculos.