
Moradores de Notting Hill pintam as casas coloridas de preto para afastar influencers e turismo em massa
Os moradores do bairro londrino Notting Hill, cansados da quantidade de influencers que posam do lado de fora das suas propriedades, estão a pintar as casas – antes coloridas – de preto para afastar multidões. De acordo com o jornal britânico ‘The Independent’, o bairro do oeste de Londres atrai multidões devido às suas ruas ‘instagramáveis’, ladeadas por casas em tons pastéis, o que obrigou os moradores locais a tomar medidas – lançaram mesmo uma campanha para encorajar os demais moradores com casas coloridas na sua rua a seguir o exemplo.
Numa carta enviada aos vizinhos, os moradores explicaram: “Está claro que as cores brilhantes e contrastantes das casas são um grande atrativo para fotografias nas redes sociais. Embora todos nós valorizemos o charme da nossa rua, a consequência não intencional foi um aumento no turismo disruptivo.”
“Falando em turismo excessivo sem motivo algum. Não somos um museu. Aconteceu durante o lockdown. Esta rua sempre teve cores, mas nunca tivemos problemas. Devemos ter aparecido em alguma lista de influencers em algum lugar. Todos, como ovelhas, nos seguiram. Não temos instalações para atender ao turismo de massa. É apenas uma rua residencial. Há casas assim por toda a zona oeste de Londres. Não sei por que vêm para este local específico”, frisou a carta.
Os moradores frequentemente encontram pessoas a subirem às grades grades para tirar fotos, enquanto alguns dizem que pessoas tentam entrar nas suas casas. Há mesmo quem diga que alguns turistas pediram para que entrasse para não estragar a foto.
Notting Hill é um dos bairros mais populares de Londres para turistas que se aglomeram para ver o Portobello Market, os pubs populares e as casas em tons pastéis.
Um morador da rua há mais de 20 anos disse ao ‘The Standard’: “As pessoas na rua têm realmente tido dificuldades para arrendar as suas casas porque as pessoas vão até às casas e veem 200 pessoas do lado de fora. Não se consegue nem andar na rua. Não se consegue passar pelas pessoas. As pessoas são rudes mesmo ao tentar entrar na sua própria casa.
Outros moradores fixaram correntes e cordas nas suas casas para impedir que as pessoas usem os seus degraus para tirar fotos, enquanto uma placa de “zona silenciosa” pede aos visitantes que sejam atenciosos com os moradores e vizinhos.