Mora em Lisboa e tem passe Navegante? Já pode usar as bicicletas GIRA sem pagar

Os residentes em Lisboa portadores de passe Navegante podem já partir de hoje utilizar a rede GIRA de forma gratuita. A EMEL, entidade gestora do sistema público de bicicletas partilhadas de Lisboa, concretiza assim a medida de integração da GIRA no passe Navegante, numa altura em que a bicicleta já conquistou um lugar de referência como meio de transporte na cidade de Lisboa.

“A EMEL continua empenhada em ser um parceiro ativo para a implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade, sendo a GIRA um pilar fundamental daquilo que é a estratégia de descarbonização do ambiente na cidade. A integração da GIRA no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade”, congratulou-se Carlos Silva, presidente da EMEL.

Para terem acesso ao serviço, os utilizadores necessitam apenas de ter uma conta na app GIRA e um cartão Navegante com passe mensal ativo. No caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade, esta associação pode ser feita automaticamente na app GIRA. Os residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

EMEL inaugura 6 novas estações GIRA

No dia em que a GIRA integrou o passe Navegante a EMEL inaugurou 6 novos pontos de acesso, aumentando para 146 o número de estações GIRA, num total de 2.873 docas de estacionamento. Desde o lançamento da rede de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa, em 2017, as GIRA já realizaram quase 9 milhões de viagens. Em 2022 registou-se um recorde de 2,6 milhões de viagens realizadas, mais do dobro do ano anterior.

Este ano a GIRA prepara-se para exceder todas a marcas registadas até aqui: nos primeiros 5 meses de 2023 foram já realizadas perto de 1,5 milhões de viagens e no passado dia 3 de maio foi ultrapassado pela primeira vez o número de 12.500 viagens num só dia. Atualmente “GIRAm” na cidade de Lisboa cerca de 1600 bicicletas da rede pública de bicicletas partilhadas, a grande maioria elétricas.

“Mais de 50% dos residentes em Lisboa vivem a menos de 10 minutos a pé de uma estação GIRA. A EMEL está empenhada na continuação da expansão da rede, contando chegar a todas freguesias até ao final do mandato. No curto prazo queremos duplicar a frota existente. Está a decorrer um concurso público para aquisição de novas bicicletas e estão a ser realizados trabalhos de conversão de bicicletas convencionais em elétricas”, revelou o responsável.

As novas estações, localizadas em 5 freguesias da cidade, situam-se nos seguintes locais:

• Doca da Marinha (Sta. Maria Maior). Estação nº 211, com disponibilidade para 40 bicicletas;
• Ribeira das Naus (Sta. Maria Maior). Estação nº 209, com disponibilidade para 27 bicicletas;
• Rua Guiomar Torresão/Metro de Carnide (Carnide). Estação nº 513, com disponibilidade para 20 bicicletas;
• Av. Columbano Bordalo Pinheiro/Rua de Campolide (São Domingos de Benfica). Estação nº 437 com disponibilidade para 17 bicicletas;
• Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis/Rua Conde de Almoster (Benfica). Estação nº 506, com disponibilidade para 17 bicicletas.
• Rua Prof. Carlos Teixeira/Rua Prof. Simões Raposo (Lumiar). Estação nº 516, com disponibilidade para 16 bicicletas.

Ler Mais