
Montenegro manda Governo para a rua a pensar nas eleições autárquicas: ministros correm país em inaugurações e visitas
Faltam cerca de sete meses para as eleições autárquicas, mas os membros do Governo receberam indicações para se deslocarem mais ao terreno, seja para inaugurações seja para visitas institucionais, indicou esta segunda-feira o jornal ‘Observador’. Paulo Cavaleiro, secretário-geral adjunto do PSD, é um profundo conhecedor do aparelho social-democrata e tem por função preparar as visitas, seja entrando em contacto com presidentes de câmara, se forem do PSD, ou candidatos do partido às próximas eleições.
A intenção do Governo é mostrar que a obra está a ser feita no terreno: por isso, o ‘cortejo’ de ministros pelo país vai tornar-se mais visível, sendo que na comitiva vão juntar-se autarcas e candidatos a autarcas. Foi o caso da deslocação, em janeiro último, de Pedro Reis à empresa de celulose Biotek, em Vila Velha de Ródão, que foi recebido por uma comitiva onde estava Carlos Faria, vereador eleito pelo PSD. O autarca local, o socialista Luís Pereira, não gostou da iniciativa do ministro da Economia e veio a público denunciar a “partidarização da visita de um membro do Governo” ao concelho e uma “lamentável falta de cultura democrática”.
Luís Pereira enviou mesmo um ofício ao gabinete de Luís Montenegro e Pedro Reis – assim como para todos os grupos parlamentares – lamentando que “os representantes da comunidade local livremente eleitos” tenham sido ignorados e que “apenas o vereador eleito pelo PSD” tenha sido convidado. No entanto, fonte do Governo indicou ao jornal online que o Executivo não vai discriminar presidentes de câmara de outros partidos, em particular o PS.
O ritmo das visitas governamentais é intenso e se muitas vezes é incluído o líder da autarquia – seja qual for a cor político – são também convidados os responsáveis locais sociais-democratas. Na visita à empresa Nelo Kayaks, em Vila do Conde, Pedro Reis e Luís Montenegro estiveram com o presidente da autarquia, o socialista Vítor Costa, mas também a presidente da concelhia do PSD, Luísa Maia, que já se mostrou disponível a disputar a autarquia.
Ana Paula Martins, ministra da Saúde, é uma das mais ativas nas visitas ao terreno: a 21 de janeiro, inaugurou o Centro de Saúde do Catujal – onde foi acompanhada pelo socialista Ricardo Leão (presidente de câmara), mas também vereadores das outras cores políticas -, a 24 o Serviço Local de Saúde Mental de Gondomar. A 30 do mesmo mês, a ministra inaugurou a sala de partos cirúrgicos e o equipamento de ressonância magnética em Portalegre (com a autarca do PSD, Fermelinda Carvalho) – no dia seguinte, Ana Paula Martins esteve em Elvas para estrear a Unidade de Hospitalização Domiciliária de Santa Luzia. A 3 de fevereiro, deslocou-se aos Açores para visitar o Hospital Modular construído na sequência do incêndio que destruiu parte do Hospital do Espírito Santo em Ponta Delgada.