“Mitigar o risco de extinção trazido pela Inteligência Artificial deve ser uma prioridade global”: líderes de empresas tecnológicas querem regulamentar tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) encerra em si mesmo um “risco de extinção”, alertaram esta terça-feira diversos investigadores e líderes de empresas tecnológicas – para os especialistas, deve ser dada a mesma prioridade que a pandemias ou guerra nuclear.

“Mitigar o risco de extinção trazido pela IA deve ser uma prioridade global, tal como acontece outros riscos sociais, como as pandemias ou uma guerra nuclear”, segundo se pôde ler na carta aberta publicada pelo ‘Center for AI Safety’.

Entre os signatários, entre 350 nomes, estão Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, de Demis Hassabies, CEO da Google DeepMind, rival da OpenAI, e Dario Amodei, CEO da Anthropic, empresas na área da IA.

Dan Hendrycks, diretor-executivo do ‘Center for AI Safety’ sublinhou os riscos agora tornados públicos. “Há uma ideia errada muito comum, até na comunidade de IA, de que só há algumas pessoas que condenam a questão. Mas, de facto, muitas pessoas já expressaram de forma privada os seus receios”, apontou, em declarações ao jornal americano ‘The New York Times’.

Recorde-se que em fevereiro último, o CEO da OpenAI, responsável pela ferramenta de texto ChatGPT, Sam Altman, afirmou na rede social Twitter que é muito importante regular a Inteligência Artificial (IA), tendo em conta o desenvolvimento a que se está a assistir.

“Precisamos de tempo suficiente para as nossas instituições decidirem o que fazer. A regulamentação será importante e levará tempo a compreender. Mesmo que as ferramentas atuais de IA não sejam assustadoras, penso que potencialmente não estamos distantes de [ferramentas de IA] potencialmente assustadoras”, escreveu Altman.

Acrescentou ainda que “é fundamental ter tempo para entender o que está a acontecer, como as pessoas querem usar estas ferramentas e como a sociedade pode evoluir”.

Recorda-se que Altman não é o primeiro executivo da OpenAI a falar sobre a importância de regular tecnologia de IA. A CTO, Mira Murat, também já defendeu numa entrevista à revista ‘Time‘ que a IA deve ser regulada. Na altura, a executiva afirmou que “não é demasiado cedo” para regular a ChatGPT, sublinhado que a OpenAI precisará de toda a ajuda que conseguir neste processo. “É importante para a OpenAI e para empresas como a nossa trazer isto para a consciência pública de uma forma que seja controlada e responsável”, afirmou.

Cientistas alertam que sobrevivência da humanidade está ameaçada pela inteligência artificial

UE apela a reunião mundial para controlar desenvolvimento “mais rápido do que o esperado” da Inteligência Artificial

Ler Mais