Minuteman III: EUA testam novo míssil nuclear intercontinental para “tranquilizar os aliados”

Os Estados Unidos testaram esta terça-feira o novo míssil intercontinental LGM-30G, conhecido como Minuteman III, que tem capacidade para transportar entre duas e três ogivas nucleares.

Fonte: Força Aérea dos Estados Unidos da América

A Força Aérea norte-americana salienta que o míssil atesta “a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornecer confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”, cita a ‘CNN’.

“Este lançamento de teste é parte da rotina e das atividades periódicas que pretendem demonstrar que a dissuasão nuclear dos EUA é segura, confiável e eficaz para travar as ameaças do século XXI e tranquilizar os nossos aliados”, explica a Defesa dos EUA, que acrescenta que “estes testes aconteceram mais de 300 vezes antes e não são resultado dos acontecimentos mundiais atuais”.

O lançamento de teste do Minuteman III estava planeado para dia 4 de agosto, mas, segundo fonte da Força Aérea, foi adiado devido à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.

O Minuteman III é lançado a partir de um sistema instalado no solo e, de acordo com informações oficiais da Defesa norte-americana, “é um sistema de armas estratégicas que utiliza um míssil balístico de alcance intercontinental”.

No site da Força Aérea pode ler-se que os mísseis Minuteman III são colocados “em silos reforçados para proteção contra ataques e conectados a um centro de controlo de lançamento subterrâneo através de um sistema de cabos reforçados”.

“As equipas de lançamento, compostas por dois oficiais realizam vigias de 24 horas por dia no centro de controlo de lançamento”, diz a fonte oficial.

Cada míssil Minuteman III pesa cerca de 36 toneladas e tem um alcance de perto de 8.400 quilómetros, viajando a uma velocidade máxima de 24.136 quilómetros por hora. Estimativas apontam que os EUA tenham no seu arsenal mais de 400 destes mísseis.

Ler Mais





Comentários
Loading...