Ministério Público abre inquérito à morte de grávida que foi transferida para o Hospital São Francisco Xavier
O Ministério Público abriu um inquérito à morte de uma mulher, de 34 anos, grávida, que morreu depois de ter sido transferida para o Hospital São Francisco Xavier.
A investigação foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República, e que foi também determinada a “autópsia médico-legal” ao cadáver da mulher, para apurar as reais causas da morte.
Também hoje a Inspeção-Geral das Atividade em Saúde (IGAS) tinha já anunciado que iria averiguar a ocorrência.
“Foi determinada a instauração de uma inspeção à transferência de uma utente grávida do Hospital de Santa Maria, integrado no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E., para o Hospital de São Francisco Xavier, integrado no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, E.P.E., por uma alegada inexistência de vaga no Serviço de Neonatologia da primeira unidade hospitalar para internar o bebé quando fosse provocado o parto”, adiantou a IGAS em comunicado.
No passado dia 23 de agosto, uma mulher de nacionalidade indiana deu entrada no Hospital Santa Maria, em Lisboa, apresentando dificuldades respiratórias e tensão arterial elevada. Após melhoria e devido a falta de vagas no serviço de neonatologia desse hospital, foi transferida para o São Francisco Xavier, mas durante o percurso sofreu uma paragem cardiorespiratória, tendo sido submetida a manobras de reanimação no transporte.
Chegada ao São Francisco Xavier, a grávida foi “submetida a uma cesariana urgente, tendo o recém-nascido, de 722 gramas, ido para a unidade de cuidados intensivos neonatais por prematuridade”, segundo apontou o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, em comunicado. “A mãe ficou internada nos cuidados intensivos, vindo a falecer”, adiantou.
O Hospital Santa Maria explicou esta terça-feira que a morte da mulher “foi inesperada”, tendo em conta o quadro de melhoria que apresentava quando foi transferida, alegando que ter-se-ia dado o mesmo desfecho se tivesse permanecido nessa unidade hospitalar.