
Milhões gastos em ponte “impossível” leva ao despedimento de engenheiros. Curva de 90 graus gera polémica
Sete engenheiros foram suspensos na Índia após a construção de uma ponte ferroviária com uma curva incomum de quase 90 graus, que gerou polémica e preocupações com a segurança. A obra, situada na cidade de Bhopal, no estado de Madhya Pradesh, teve um custo superior a dois milhões de euros e foi concebida para melhorar a ligação entre Mahamai Ka Bagh, Pushpa Nagar, a zona da estação e Nova Bhopal.
A estrutura, cuja construção foi anunciada há uma década, tornou-se viral nas redes sociais indianas depois da divulgação de imagens da curva abrupta incorporada ao traçado da ponte. A situação levantou dúvidas sobre a viabilidade do projeto e sobre os critérios técnicos que orientaram a sua execução.
Em resposta à polémica, o autarca de Madhya Pradesh, Mohan Yadav, ordenou uma investigação e anunciou a suspensão imediata de sete responsáveis pelo projeto, incluindo dois engenheiros seniores. Além disso, foi aberta uma investigação paralela a um engenheiro júnior reformado que atuou como consultor.
Segundo os meios de comunicação locais, tanto a empresa construtora como o consultor de design foram colocados na lista negra por apresentarem um projeto considerado incompatível com os padrões de segurança ferroviária.
O engenheiro-chefe do projeto, VD Verma, defendeu-se alegando que a equipa técnica não teve alternativa, uma vez que a ponte foi construída numa zona com espaço muito limitado e próxima a uma estação de metro. As autoridades de Bhopal estudam agora a hipótese de expropriar terrenos adjacentes para permitir o redesenho da curva e garantir a segurança da infraestrutura.
Com 648 metros de extensão, a ponte tinha como objetivo reduzir os tempos de espera nos cruzamentos ferroviários e beneficiar cerca de 300 mil pessoas. Contudo, até ao momento, tem sido mais fonte de controvérsia do que de progresso.