Milhares de passageiros afetados com voos cancelados no aeroporto de Paris-Orly
Milhares de passageiros que, este domingo, à tarde deveriam aterrar ou descolar do aeroporto de Paris-Orly (França) estão a enfrentar um regresso difícil, com cerca de 130 voos cancelados devido a uma avaria nos sistemas de controlo do tráfego aéreo.
Segundo um porta-voz da Aéroports de Paris, citado pela agência de notícias France Presse (AFP), cerca de 130 voos foram cancelados, metade à partida e metade à chegada, ou seja, cerca de 40% dos 330 voos previstos.
Segundo o sítio da Internet do aeroporto de Lisboa, em Portugal, os voos da TAP previstos para, este domingo, para Paris Orly não foram cancelados até ao momento.
No entanto, o voo da Vueling Airlines de Lisboa para Paris-Orly que devia descolar pelas 19h35 foi cancelado, e o voo da Transavia France das 19:05 para Orly está com hora prevista de partida para “as 19h30”, segundo a indicação no sítio da Internet do aeroporto de Lisboa.
No aeroporto do Porto, o único voo da TAP para Paris-Orly agendado para as 19h45 não está cancelado, segundo se verifica no sítio da Internet, e o voo da Easyjet das 18:00 estava às 18:11 com informação de “Chamada Final”.
A AFP encontrou no aeroporto de Paris-Orly Agnès Zilouri, 46 anos, ao lado de algumas malas sobre rodas enquanto procurava um lugar para sentar a sua mãe de 86 anos, que se desloca a Marrocos para o funeral do irmão.
“O nosso voo para Oujda, previsto para as 21h20, foi cancelado. Felizmente, vou com a minha mãe”, disse, ao lado do filho de seis anos de idade.
Na sala de Partidas do Aeroporto de Orly 4, onde 10 voos foram cancelados a vermelho nos quadros de avisos, os viajantes viram uma mensagem de aviso sobre um fundo laranja: “Avaria nos sistemas de controlo do tráfego aéreo, atrasos e cancelamentos de voos previsíveis”.
Por volta das 16h00 deste domingo, a Direção-Geral da Aviação Civil francesa (DGAC) pediu às companhias aéreas que reduzissem os seus horários de voo até ao recolher obrigatório das 23h30.
“Na sequência de uma avaria nos sistemas de controlo do tráfego aéreo na torre de Orly, ao início da tarde de domingo, 18 de maio de 2025, foi imposto o controlo do tráfego aéreo, o que implicou uma redução significativa do número de voos”, declarou a DGAC num comunicado de imprensa.
A DGAC “pediu às companhias aéreas que reduzissem os seus horários de voo em 40% no aeroporto de Paris-Orly durante o resto do dia”, até ao recolher obrigatório às 23h30m.
“Trata-se de uma falha de radar”, declarou à AFP uma fonte aeroportuária.
Segundo a AFP, o voo da EasyJet para Roma, às 17h50, o voo da Transavia para Dublin, às 18h05, e o voo da Air France para Marselha, previsto para as 18h15, foram todos cancelados. O sítio da Internet do aeroporto apresenta um grande número de voos cancelados ou atrasados.
A DGAC não soube informar quando é que se prevê o regresso à normalidade das operações, nem se as perturbações poderão continuar na segunda-feira, dia 19 de maio.
O aeroporto de Paris-Orly, situado a 10 quilómetros a sul da capital francesa, registou a passagem de mais de 33 milhões de passageiros em 2024, metade do número de passageiros do aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, segundo dados publicados pela Aéroport de Paris (ADP).
Em agosto último, uma avaria perturbou o sistema de tratamento das bagagens no terminal 4 de Paris-Orly durante mais de 12 horas. Esta avaria “sem precedentes” afectou cerca de 10 000 passageiros em plena época alta do verão, provocando atrasos nas partidas e obrigando as companhias aéreas a efetuar voos sem bagagem de porão.
A Lusa contactou a ANA Aeroportos e a TAP, sobre o impacto da situação, mas até ao momento ainda não foi possível obter informações.