Microsoft, Google e Delta são as marcas mais fortes em Portugal
Uma análise divulgada esta segunda-feira, dia 2 de maio, pela consultora OnStrategy, revela que a Microsoft, a Google e a Delta são as marcas com mais energia e força em Portugal, com pontuações de 81,3 pontos, 80,2 pontos, e 78,2 pontos, respetivamente, numa escala de 100.
Foram avaliadas mais de 200 marcas a operar em Portugal e abrangidos seis indicadores: relação emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa de colaboradores e saúde financeira.
O estudo também se debruçou sobre mais de 40 indústrias, avaliando os desempenhos das marcas por setor de atividade. Pode destacar-se a EDP na categoria “PSI-20”, a Jerónimo Martins em “Holdings”, o BPI em “Banca”, o Zoom em “Apps” e a Amazon em “Retalho Tecnologia e Online”, entre muitas outras.
Em comunicado enviado às redações, Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, refere que “o cenário de pandemia pressionou muito as marcas, e não é raro encontrar marcas que têm indicadores fortes ao nível da reputação (perceção) e mais fracos no que respeita à experiência (realidade), o que se traduz em problemas associados a produto, serviço ou inovação”. E pode, inclusivamente, observar-se o inverso, em que se verificam problemas com a reputação, mas grande força no que toca à experiência, o que, por norma, indica problemas de comunicação da marca com o público. Contudo, o responsável acrescenta que “ambos os casos têm como consequência uma quebra nos indicadores de relação emocional e comportamental, nos resultados da atuação no mercado e ainda na saúde financeira”.