Mercedes-Benz assinala Classe G número 500.000: modelo icónico que coleciona admiradores está prestes a comemorar o 45º aniversário

O aniversário de produção de um símbolo da marca: o número 500.000 do lendário Mercedes-Benz Classe G saiu da linha de produção esta quinta-feira em Graz, na Áustria. O veterano todo-o-terreno, que foi galardoado com vários prémios de o “melhor veículo de todo-o-terreno do mundo”, tem escrito a sua história de sucesso ímpar desde 1979. O Classe G deve o seu estatuto de culto no seio da sua crescente comunidade de admiradores, principalmente à combinação única do seu design distintivo com a sua excecional capacidade para ser utilizado em todo-o-terreno.

O veículo que marca o aniversário do Classe G relembra as origens do emblemático todo-o-terreno: o modelo para o visual vintage do modelo único é o 280 GE do ano de 1986, do qual o quingentésimo milésimo descendente incorpora elementos de design emblemáticos como a cor exterior e a configuração dos bancos. O Classe G aproxima-se do seu 45º aniversário, que irá ocorrer em 2024. Também irá manter-se fiel a si próprio na atualização associada do modelo. O lema continuará a ser o desenvolvimento tecnológico com carácter inalterado.

Produção de veículo de aniversário único: um original, inspirado pelo original

O modelo que a Mercedes-Benz apresenta para comemorar o aniversário de produção será único. O quingentésimo milésimo “G” é inspirado por um Classe G dos primeiros anos. Integra algumas características de design particularmente atrativas do seu histórico antecessor, que tem desfrutado do estatuto de automóvel clássico. A pintura histórica em verde agave, uma das primeiras cores de pintura disponíveis para o Classe G, é verdadeiramente apelativa.

Entre os detalhes mais subtis do design exterior estão as luzes de mudança de direção. A sua forma permaneceu inalterada até à data, mas não a sua cor. No veículo de aniversário, as óticas das luzes de mudança de direção integram uma tonalidade cor de laranja que já não é utilizada atualmente, ou seja, o típico visual dos automóveis dos anos setenta do século XX. A histórica cobertura da roda de reserva com a estrela Mercedes, que é significativamente maior do que a dos modelos atuais, a insígnia da marca na porta traseira e a jante de cor prata com cinco raios também evocam os primeiros tempos do Classe G.

O interior do modelo número 500.000 também é inspirado pelo 280 GE. Por exemplo, a secção intermédia dos bancos é revestida em tecido xadrez típico daquela época, com a pega auxiliar no lado do passageiro a integrar a inscrição “No. 500,000” na cor verde agave. Por outro lado, o revestimento da embaladeira da porta, é uma peça integral da gama atual de equipamentos do Pack Manufaktur do Classe G. Isto também se aplica ao botão do manípulo da porta, com logotipo “G“ em relevo. Contudo, o Pack Manufaktur está atualmente disponível na cor prata, sendo que no modelo de aniversário, a cor será preto.

O modelo topo de gama dos SUV de luxo tem estabelecido novas referências desde 1979

Juntamente com o Classe S e o Classe E, o Classe G é um dos modelos ligeiros de passageiros mais antigos e há mais tempo a permanecer na história da Mercedes-Benz. Mesmo com o primeiro modelo G, a equipa de desenvolvimento projetou um veículo que combinou uma capacidade superior de utilização em todo-oterreno com o conforto de condução em estrada e os mais elevados padrões de segurança típicos da Mercedes. No lançamento de mercado na primavera de 1979, os clientes podiam escolher entre quatro versões de motor com uma potência desde 53 kW/72 CV até 110 kW/150 CV. Estavam disponíveis variantes de carroçaria cabriolet com distância entre eixos normal e carroçaria fechada com distância entre eixos normal e longa.

Ao longo das últimas quatro décadas, o Classe G estabeleceu-se como um objeto de estilo de vida, abandonando o seu estatuto de veículo comercial puro. Contudo, manteve o seu caráter distintivo e a aparência clássica até aos dias de hoje. A tração integral, os bloqueios dos diferenciais com efeito de bloqueio de 100 % e o robusto chassis em escada são características que têm acompanhado o Classe G desde os primeiros tempos. Elementos de design emblemáticos como os faróis redondos, a cobertura da roda de reserva na porta traseira articulada lateralmente e a silhueta clara e angular asseguram que o icónico modelo todo-o-terreno continua a ser reconhecido atualmente como um descendente direto do primeiro modelo G.

Em termos de desempenho e tecnologia, o Classe G tem sido continuamente desenvolvido ao longo dos anos.

O maior salto tecnológico da história do modelo veio com a nova geração do Classe G, que celebrou a sua estreia mundial por ocasião do Detroit Auto Show em 2018: os faróis com tecnologia LED, os sistemas de assistência à condução modernos, um interior moderno e fundamentalmente redesenhado e um novo chassis fornecem mais segurança e conforto bem como uma melhoria das características de condução quer em estrada pavimentada quer em todo-o-terreno.

O lema da atual geração lançada em 2018 é “Mais forte que o tempo” e aplicar-se-á mais do que nunca no futuro: com o Classe G totalmente elétrico, que sairá da linha de produção em 2024 juntamente com os modelos de motor de combustão, o emblemático modelo de todo-o-terreno está a dar um passo em direção ao futuro. A versão totalmente elétrica, que conserva totalmente a tradição de design desta série de modelos, irá estabelecer novas referências com as suas capacidades de utilização em todo-o-terreno: quatro motores elétricos controlados individualmente e instalados junto às rodas permitem características de condução únicas, enquanto as baterias integradas no chassis em escada asseguram um baixo centro de gravidade. Os motores elétricos fornecem o seu binário máximo praticamente na primeira rotação e ainda uma potência extraordinária, capacidade de controlo e resposta rápida. Todas estas características fazem com que o emblemático todo-o-terreno esteja preparado para as aventuras do futuro.

Ler Mais