Mercados assistem a um “ressurgimento do apetite dos investidores pelo risco”, considera analista

As ações foram negociadas em alta na Europa, na quinta-feira, prolongando os ganhos de ontem, com o ressurgimento do apetite dos investidores pelo risco.

A correção de baixa que começou esta semana terminou esta quarta-feira, e os investidores em alta continuam a aumentar a sua exposição tanto em títulos do tesouro como em ações, uma vez que o otimismo sobre um pico no aperto monetário permanece presente.

Sem quaisquer pistas significativas fornecidas pelos recentes discursos dos responsáveis da Reserva Federal e do BCE, a narrativa dovish que começou com os dados da semana passada e a reunião da FOMC parece prevalecer entre os investidores.

O índice STOXX-50 registou uma recuperação acentuada a partir da zona dos 4.131,0 pontos e desafia atualmente o nível dos 4.200,0 pontos, liderado pelas ações dos serviços públicos e da indústria. Em contraste, as ações de energia registaram os piores desempenhos até agora, devido à queda dos preços do petróleo. Hoje, o foco provavelmente permanecerá nos bancos centrais, com outro conjunto de discursos, incluindo a presidente do BCE, Lagarde, e o presidente da Reserva Federal, Powell, enquanto os pedidos iniciais de subsídio de desemprego dos EUA são divulgados à tarde.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades