Mercado de software de gestão cresceu 9% em 2014

Entre 2010 e 2014, o mercado de software de gestão cresceu em média 11% anualmente, registando um valor de 200 milhões de euros em termos de volume de negócios em 2014, em Portugal. De acordo com os dados do estudo Sectores Portugal “Software de gestão”, publicado pela Informa D&B, este mercado cresceu 9,3% no último ano.

O ritmo de crescimento continuado surge num cenário económico geral desfavorável, pelo que os valores positivos do sector são assinalados como excepção pelo estudo. A justificação prende-se com o desenvolvimento de novas aplicações e funcionalidades na oferta disponível de software de gestão impulsionada pela crescente necessidade por parte das empresas de adquirir este tipo de produtos.

Cerca de 50% do valor do mercado, no último ano, foi conseguido através de aplicações ERP (enterprise resource planning), sendo que este tipo de software representa a principal fonte de receitas para as empresas do sector.

O sector está entregue a um número reduzido de grandes empresas apresentando, por isso, um alto grau de concentração. O estudo publicado pela Informa D&B revela ainda que a quota conjunta dos cinco principais operadores que chegou aos 63%, em 2014.

Quanto a previsões a curto prazo, o estudo antecipa 220 milhões de euros de volume de negócios para 2015, mais 10% do que no último ano.