Membros da equipa do líder da oposição russa Navalny vítimas de ataque com substância desconhecida

Pelo menos três voluntários ligados à figura da oposição russa Alexei Navalny adoeceram esta terça-feira, após a sede da campanha da equipa, em Novosibirsk, Sibéria, ter sido atacada com uma substância desconhecida, avança a ‘CNN’.

Dois homens, de máscaras e fato de treino, entraram esta terça-feira na Coalition Novosibirsk 2020, a sede da equipa local da Navalny, disse a responsável da equipa na cidade siberiana, Olga Guseva, à ‘CNN’.

“Um estava a segurar a porta, o outro atirou uma garrafa com um líquido amarelo com um forte odor químico pungente [picante]”, contou.

De acordo com Guseva, o ataque, que foi gravado nas câmaras de segurança, aconteceu por volta das 00h25, hora local.

Estavam cerca de 50 pessoas no escritório, incluindo funcionários, a assistir a uma palestra para observadores eleitorais.

Todos tiveram de sair da sala porque o cheiro era “insuportável” e as pessoas começaram a tossir, disse ainda Guseva à ‘CNN‘, acrescentando que três voluntários da oposição ficaram doentes e foram levados por uma ambulância para o hospital.

“Sentiram-se doentes e tontos, tiveram convulsões e dificuldades respiratórias”, revelou Guseva.

Recorde-se que Navalny, o principal opositor do Presidente russo Vladimir Putin, adoeceu num voo da cidade siberiana de Tomsk para Moscovo a 20 de Agosto, na sequência de uma suspeita de envenenamento, que veio a ser confirmada posteriormente.

O Governo alemão disse, na semana passada, que os testes realizados a Navalny mostraram “provas inequívocas” da utilização de um agente químico nervoso do grupo Novichok.

Esta segunda-feira, o hospital alemão informou que Alexei Navalny tinha saído do coma induzido, embora seja ainda demasiado cedo para avaliar os potenciais efeitos a longo prazo do envenenamento.

Ler Mais





Comentários
Loading...