Meio míssil, meio drone: conheça o ‘Inferno’ com que a Ucrânia vai combater tropas russas

Volodymyr Zelensky anunciou, na passada sexta-feira, que as Forças Armadas ucranianas receberam o primeiro lote de um novo híbrido de mísseis e drones chamado Peklo (Inferno). “É crucial que os nossos defensores recebam estas armas modernas fabricadas na Ucrânia”, apontou o presidente ucraniano.

Numa publicação na rede social ‘X’, Zelensky salientou que o objetivo atual é “expandir a produção e a implantação”, sendo que o exército ucraniano já testou este dispositivo em operações de combate frente às tropas russas. Em termos de eficácia, garantiu, os drones-mísseis ucranianos são comparáveis a alguns tipos de mísseis de cruzeiro russos, embora significativamente mais baratos, salientou a publicação ‘Ukrinform’.

Embora alguns detalhes das capacidades de Peklo permaneçam não divulgados por razões de segurança, Zelensky destacou a arma como um “tipo fundamentalmente novo” – esta arma foi classificada como míssil teleguiado, apesar de aparecer nas fotos como um míssil de cruzeiro convencional de dimensões relativamente compactas.

O Peklo é conhecido por ter um alcance de 700 quilómetros e uma velocidade de 700 km/h. Segundo o Army Recognition, isso posiciona o Peklo como “uma contraparte formidável dos sistemas de mísseis de longo alcance existentes”, como o ATACMS dos EUA, com alcance de 300 km, e o britânico/francês Storm Shadow, com alcance de 250 km.

Embora as especificações exatas do míssil não tenham sido reveladas, as fotos oficiais dão uma ideia de suas características. O site ucraniano ‘Defense Express’ estimou que o comprimento e envergadura aproximados do Peklo sejam de cerca de 2 metros – é improvável que o peso da ogiva exceda 50 kg devido ao tamanho compacto do míssil.

O sistema de propulsão, montado externamente, é um motor turbojato compacto: segundo a publicação, “é evidente que a fuselagem do míssil Peklo é construída com tecnologias de fabricação aeroespacial, incorporando metal e rebites”. Esta solução permite a produção de fuselagens em escala industrial.

O míssil tem design compacto, com asas fixas e aletas de cauda dupla, lembrando mísseis de cruzeiro tanto na sua configuração como na sua finalidade, detalhou o ‘Army Recognition’.