Meio milhão de portugueses já perderam pontos na carta de condução. Número subiu 43% em quase um ano

Desde que está em vigor o sistema de carta por pontos (a 1 de junho de 2016, há 7 anos), já mais de meio milhão de condutores portugueses perdeu pontos. No mesmo período, 20607 ficaram sem os 12 pontos da carta, e acabaram mesmo por perder o título de condução.

Os número da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), revelados pelo Jornal de Notícias, revelam que no último ano, entre início de junho do ano passado, e final de maio deste ano, cresceu 43% o número de condutores que perderam pontos na carta.

No mesmo período, dispararam 24% o número de caras cassadas, quando comparado com os seis anos anteriores em que o modelo está em vigor. Os condutores que ficam com a carta cassada têm de voltar à escola de condução e a fazer novo exame, mas também ficam proibidos de conduzir durante dois anos.

No total, desde 2016, foram 571 mil condutores que perderam ponto na carta até agora, 173 mil só no último ano.

Entre as infrações que mais levaram à perda de pontos, segundo a ANSR, estão o excesso de velocidade, o uso indevido de telemóvel ao volante, a violação de regras e sinais de trânsito, a condução sob influência de álcool ou drogas, o desrespeito pelos semáforos vermelhos ou linha longitudinal contínua, ao não uso de equipamentos de segurança e a falta de uso de luzes obrigatórias.

Os números revelam que, todos os meses, nos distritos de Lisboa e Porto contam-se 6500 contraordenações. Aveiro e Leiria (3700), Setúbal, Braga e Coimbra (2600) seguem-se na lista dos distritos onde “se verificam o maior número de condutores que perdem pontos na carta de condução”.

Ler Mais