Marcelo Rebelo de Sousa abre hoje as portas do primeiro Café Joyeux numa universidade no mundo na Nova SBE

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai hoje marcar presença na inauguração do primeiro Café Joyeux do mundo dentro de uma universidade, situado no campus da Nova SBE, em Carcavelos.

O projeto do Café Joyeux tem como missão ajudar a criar oportunidades de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade, mudando as perceções que o mundo tem sobre as suas diferenças. Esta cadeia de cafés-restaurantes foca-se em ajudar a integrar pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento.

O Café Joyeux na Nova SBE conta com quatro postos de trabalho ocupados por pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, supervisionados por dois profissionais num esquema rotativo. O espaço, que inclui uma esplanada para fomentar a interação entre a comunidade académica, representa um marco na inclusão social dentro do ensino superior em Portugal.

Segundo Miguel Pina e Cunha, Vice-Dean para Inovação e Impacto, “A chegada do Café Joyeux ao nosso campus é um momento de grande alegria e orgulho para a Nova SBE. Este passo reforça o nosso compromisso com a inovação social, criando um impacto real na nossa comunidade e promovendo a inclusão através de um projeto inspirador. Ser o primeiro campus universitário a acolher um Café Joyeux reflete a nossa vontade de transformar boas intenções em ação. Bem-vindo, Café Joyeux!”

“Esta abertura representa a concretização de um sonho da Associação VilacomVida, dada a capacidade transformadora e orientação para a inovação social da Nova SBE. Acreditamos que a convivência diária entre os alunos e os jovens colaboradores, com idades tão próximas, tem um enorme potencial para quebrar estigmas e fomentar uma cultura de aceitação e respeito pela diferença.”, salienta Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.