Marcelo prepara-se para indigitar Costa como primeiro-ministro. Mas antes tem de ouvir partidos (conheça o calendário das audições)

Marcelo Rebelo de Sousa vai começar a ouvir os partidos que elegeram deputados para a Assembleia da República a partir desta terça-feira, estendendo-se as audições para o dia seguinte, antes de proceder à indigitação do primeiro-ministro.

Segundo a Constituição da República portuguesa, o líder do Governo é nomeado pelo Presidente da República, depois de ouvidos “os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”. Um ato que ganhou contornos meramente formais depois de os portugueses terem ditado a maioria absoluta do Partido Socialista de António Costa.

Segundo uma nota publicada no site da Presidência, o calendário das audições foi assim definido:

Terça-feira:

15 horas – Livre (L)

16 horas – Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

17 horas – Bloco de Esquerda (B.E.)

18 horas – Partido Comunista Português (PCP)

Quarta-feira:

15 horas – Iniciativa Liberal (IL)

16 horas – Chega (CH)

17 horas – Partido Social Democrata (PPD/PSD)

18 horas – Partido Socialista (PS)

O PS venceu as legislativas de domingo com maioria absoluta, com 41,7% dos votos e 117 dos 230 deputados, faltando ainda atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração, numas eleições em que o Chega se tornou a terceira força política e CDS-PP e PEV perderam representação parlamentar.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.