Marcelo paga mais de 23 mil euros à Força Aérea para transportar Mario Draghi para Paris
A Presidência da República pagou mais de 23 mil euros à Força Aérea portuguesa para ter Mario Draghi na cimeira da COTEC Europa, que decorreu em Coimbra nos passados dias 13 e 14, relatou esta quinta-feira a ‘CNN Portugal’. O antigo presidente do Banco Central Europeu tinha de estar em Paris logo a seguir ao evento, pelo que Marcelo Rebelo de Sousa solicitou transporte para a capital francesa, com um custo de 23.693 euros.
“O professor Mario Draghi, que não cobrou quaisquer honorários, tinha de estar em Paris nessa mesma tarde logo após a sua intervenção. O montante orçamentado e já faturado pela Força Aérea portuguesa consta da publicitação feita pela Presidência da República no Portal Base”, referiu a Presidência, sublinhando que não foi a primeira vez que Marcelo fez um pedido semelhante.
“A Presidência da República já tinha procedido da mesma forma, há anos, numa outra iniciativa, para assegurar a vinda a Portugal do cardeal D. José Tolentino de Mendonça”, acrescentou a nota, um contrato que não consta do Portal Base.
A COTEC é uma associação de empresas sem fins lucrativos e privada, com estatuto de interesse público e o Presidente da República é, por inerência, o presidente honorário.