
‘Mapa anti-Musk’ surge online: dados pessoais de proprietários de Tesla e trabalhadores da DOGE expostos
Os protestos contra a Tesla, sobretudo contra o seu proprietário, Elon Musk, estão não só a aumentar, mas também a crescer em variedade a cada dia que passa. No estado americano de Oregon, foram atirados cocktails molotov pela janela de um concessionário; há quem proteste nas ruas com cartazes e slogans como “não comprem carros nazis”; já houve disparos contra lojas e perseguições da Cybertruck pela rua.
No entanto, o protesto foi levado para a internet, possivelmente com o objetivo de facilitar atos de vandalismo e intimidação: foi publicado um site chamado ‘Dogequest’, no qual constou um mapa dos EUA com vários símbolos, sendo que cada um correspondeu a um nome, um endereço e um número de telefone.
Os dados dizem respeito a qualquer pessoa que tenha ligações à Tesla ou com o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk – como provocação adicional, o cursor que se move no mapa não é a clássica seta branca, mas sim o de uma bomba incendiária.
Na gíria da internet, esta prática é designada por ‘doxxing’ e refere-se ao ato, muitas vezes com a intenção de intimidar, de partilhar dados pessoais de uma pessoa num site sem o seu consentimento. E no mapa do Dogequest há informações sobre pelo menos 1.600 proprietários de Tesla: nome, número de telefone, endereço de e-mail e, mais importante, onde vivem. Tudo ao alcance daqueles que cometeram atos de vandalismo contra os famosos elétricos nas últimas semanas.
Além disso, o mapa interativo apresenta as moradas das estações de carregamento e dos concessionários da Tesla, bem como informações pessoais (incluindo moradas residenciais) de quem trabalha no DOGE, incluindo a morada do próprio Elon Musk.
Embora pareça ser um ataque deliberado, os proprietários anónimos do site distanciaram-se de qualquer ato de vandalismo. “O Dogequest não incentiva nem condena qualquer ação”, lê-se no site. “Antes de embarcar em qualquer aventura, recomendamos a leitura sobre o Projeto No Trace”, acrescenta. O Projecto No Trace é um repositório online de ferramentas para “ajudar anarquistas e outros rebeldes a compreender as capacidades dos seus inimigos, a minar os esforços de vigilância e, finalmente, a operar sem serem detetados”.
Não está claro como foram recolhidos os nomes e endereços dos proprietários da Tesla, nem é fácil confirmar se todos os dados publicados no Dogequest são verdadeiros. De acordo com a ‘404 Media’, que foi a primeira a noticiar a existência deste mapa, os concessionários listados são reais, e várias das pessoas afetadas possuem carros Tesla. No entanto, os endereços de algumas estações de carregamento estão por vezes incorretos.
O mapa chamou a atenção de Elon Musk, que partilhou na sua rede social ‘X’, lembrando que “encorajar a destruição dos Teslas pelo país é puro terrorismo doméstico.”
O mapa, no entanto, não durou muito tempo. De facto, após apenas alguns dias online, foi bloqueado, impossibilitando o acesso.
Encouraging destruction of Teslas throughout the country is extreme domestic terrorism!! https://t.co/8TCNIbrQxA
— Elon Musk (@elonmusk) March 18, 2025