Manuais digitais nas escolas vão ser uma realidade até 2026: alunos abrangidos pelo projeto triplicam no último ano

O Governo pretende que os manuais digitais sejam uma realidade nas escolas do país até 2026, revelou esta 6ª feira o ‘Jornal de Notícias’: atualmente, o projeto já abrange 66 agrupamentos escolares e cerca de 12 mil alunos, um número que triplicou em relação a 2021.

O ministro da Educação, João Costa, garantiu que vai nos próximos meses trabalhar com as editores, as responsávei pelos conteúdos, sobre a melhor forma de avançar com a medida. No programa do Governo pode ler-se que o objetivo é utilizar as verbas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para dotar as escolas de instrumentos e meios de modernização tecnológica e promover a generalização das competências digitais de alunos e professores.

O calendário da chegada dos manuais digitais terá de ser acertado “com os tempos das aquisições e revitalizações dos manuais escolares em papel”, apontou João Costa.

Na Escola Dr. Costa Matos, em Gaia, já estão abrangidas no projeto duas turmas e 51 alunos. “O processo de ensino-aprendizagem vai ser diferente. Vamos recorrer a um instrumento de trabalho que os alunos utilizam diariamente e aliviar o peso das mochilas”, referiu Filinto Lima, diretor do agrupamento, ao jornal diário. “Os miúdos estão entusiasmados e motivados para aprenderem de uma forma diferente”, garantiu.