Manifestação anti-imigração do Chega mobiliza extrema-direita de Mário Machado: cerca de 250 elementos descaracterizados vão estar presentes

O Chega de André Ventura anunciou, a 14 de agosto último, uma “manifestação nacional” contra a “imigração descontrolada e a insegurança nas ruas”, que vai decorrer este fim de semana, em Lisboa: no entanto, de acordo com a revista ‘Sábado’, os grupos de extrema-direita, incluindo o 1143 de Mário Machado, vão infiltrar-se na manifestação.

“Quem quiser estar presente na manifestação que envie mensagem privada a mim ou ao Mário a manifestar interesse para nos podermos organizar e irmos todos juntos. Quem estiver fora de Lisboa e necessitar de se movimentar, entre em contacto comigo ou com o Mário para encontrarmos uma solução”, escreveu um dos dinamizadores do movimento, na rede social ‘Telegram’. “Importante: quem for à manifestação, é para ir totalmente descaracterizado e sem menção ao nosso grupo.”

Os elementos dos grupos de extrema-direita deram conselhos como não levar roupa alusiva ao grupo, inscrever-se no portal do Chega como militantes ou simpatizantes para ir num dos autocarros do partido, ou arranjar um ponto de encontro para todos os membros do grupo irem juntos.

Os números do movimento 1143 mostram adesão interna. “Contamos com 150 pessoas nos autocarros que vêm de todo o país e cerca de uma centena de Lisboa, na Fonte Luminosa. Vamos ser cerca de 250 no total”, anunciou Mário Machado, no grupo ‘Racismo contra Europeus’, outro grupo usado pelo movimento extremista.

A iniciativa do Chega, garantiu Mário Machado, foi de certa forma influenciada pelos movimentos de extrema-direta. “Se o Chega não fez uma manifestação contra a imigração em seis anos de existência, e nós vamos fazer a terceira em oito meses, tudo nos leva a crer que a força que temos demonstrado nas ruas, o impacto nos media e sobretudo a simpatia pública das nossas ações terão contribuído para o partido sair do armário”, referiu Machado.

Este domingo, a manifestação do Chega não tem publicitado o percurso, sabendo-seque passará pela Almirante Rei, a baixa de Lisboa e a Praça do Município.