Mais de 40 bancos juntam-se para atingir zero emissões. Do Santander ao BBVA
Cosntruir uma economia global com zero emissões é uma tarefa que envolve todas as empresas, organizações, reguladores e demais autoridades oficiais. A banca também é incluída neste rol, tal como demonstra a mais recente aliança formada por bancos como BBVA, CaixaBank ou Santander.
Segundo o jornal CincoDías, são mais de 40 instituições bancárias, que se unem para contribuir para o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris. A ideia será apoiar a mobilização de apoio financeiro de forma a construir um futuro mais ecológico e livre de dióxido de carbono.
A Net Zero Banking Alliance (NZBA) é promovida pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI na sigla em inglês) e conta também com o Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, LLoyds Banking Group, Morgan Stanley, BNP Paribas e La Banque Postale, ou seja, alguns dos maiores bancos a nível global.
Nesta fase inicial, a aliança soma 43 instituições bancárias de 23 países, que se comprometem a repensar as suas estratégias e a implementar práticas que permitam atingir as zero emissões até 2050, ou antes disso se for possível.