Maioria dos executivos acredita que as suas empresas vão crescer em 2030. Sustentabilidade e tecnologia no foco dos gestores

Um estudo recente mostra que, apesar da instabilidade económica, aumento dos preços da energia e tensões geopolíticas, os executivos estão otimistas com o crescimento futuro de sua empresa. 86% têm uma perspetiva positiva, e destes, 28% tem uma perspetiva muito positiva.

De acordo com o “barómetro C-suite 2023: liderança ousada para um futuro sustentável” da Mazars, os líderes empresariais indicam a transformação tecnológica da empresa e a implementação de uma estratégia de sustentabilidade nova ou revista como as duas principais prioridades estratégicas para os próximos três a cinco anos.

“Para moldar um futuro sustentável, tanto para seus negócios quanto para a sociedade em geral, os executivos C-suite estão a investir cada vez mais em tecnologia e sustentabilidade. Com a normalização previsível de um futuro incerto, os líderes precisam de continuar a ser ousados hoje, para alcançarem o sucesso sustentável amanhã”, diz Mark Kennedy, sócio e membro do Group Executive Board na Mazars.

Por sua vez, Maria João Vaz, Head of Sustainability Services da Mazars em Portugal, realça que “este estudo vem revelar que a sustentabilidade está cada vez mais na ordem do dia das empresas e dos seus gestores, que começam a tomar consciência sobre os desafios que esta coloca nos seus negócios”, acrescentando que “os próximos anos vão requerer que os fatores ESG estejam cada vez mais integrados e geridos de forma transversal”.

Ainda de acordo com a pesquisa da Mazars, as três principais tendências externas que devem ter maior impacto nos negócios este ano são as tendências económicas, incluindo inflação e aumento do custo de vida, os preços e/ou escassez de energia, e ainda o aparecimento de novas tecnologias.

Como referido, a sustentabilidade e a tecnologia são o foco do gestores e, como tal, os líderes estão mais confiantes na sua capacidade de gerir tecnologias emergentes, e mais de dois terços (68%) planeiam aumentar o investimento em iniciativas de sustentabilidade no próximo ano.

Ler Mais



a carregar...

Comentários
Loading...