Maioria dos americanos têm preocupações sobre Biden e Trump antes da corrida de 2024, aponta sondagem

Três quartos dos eleitores americanos reconheceram ter reservas sobre a idade e a aptidão mental do presidente Joe Biden: já quase dois terços mostraram-se preocupados com os vários julgamentos que enfrenta o ex-presidente Donald Trump, indicou esta quinta-feira uma sondagem nacional da ‘NBC News’: recorde-se que Biden e Trump são os mais prováveis candidatos à Casa Branca nas eleições de 2024.

A sondagem do canal televisivo mostrou ainda que Donald Trump está a expandir a sua vantagem nacional na disputa pela nomeação presidencial republicana para mais de 40 pontos sobre o concorrente mais direto, Ron deSantis. Mas o principal destaque da pesquisa são os sinais de alerta para Biden: além da sua idade, o que inclui uma desaprovação histórica do seu desempenho (Biden tem 41% de aprovação e 56% de desaprovação – o índice de desaprovação mais alto da sua presidência), menos de 4 em cada 10 eleitores aprovam a forma como o presidente lida com a economia e um fraco interesse entre os eleitores da base democrata.

“Esta sondagem é um sinal vermelho surpreendente para um partido no poder”, referiu o investigador republicano Bill McInturff, da ‘Public Opinion Strategies’, responsável pela sondagem.

No entanto, os republicanos, em particular Donald Trump, também têm desafios, tais como a impopularidade geral do líder republicano junto do eleitorado em geral, bem como a forma como o ex-presidente galvaniza a oposição política, incluindo aqueles que têm reservas sobre Biden. “Os números de Biden não estão onde ele precisava”, salientou um dos autores da sondagem. “Mas a lente para a maioria dos eleitores ainda passa primeiro por Donald Trump.”

De acordo com a sondagem, 74% dos eleitores registados dizem ter preocupações grandes (59%) ou moderadas (15%) de que Biden não tenha a saúde física e mental necessária para ser presidente por um segundo mandato. Já sobre Donald Trump, 62% dos americanos têm preocupações face aos diferentes julgamentos criminais e civis, incluindo por tentar anular as eleições presidenciais de 2020. Já sobre a sua capacidade física, 47% dos eleitores mostraram-se preocupados que o ex-presidente não tenha a saúde física e mental necessária para um segundo mandato.

Por último Donald Trump continua a alargar o fosso para a nomeação republicana para quase 40 pontos: é a escolha preferida por 59% dos eleitores republicanos nas primárias nacionais, já o governador da Flórida, Ron DeSantis, obtém o apoio de 16%, seguido pela ex-embaixadora das Nações Unidas, Nikki Haley, com 7%, e pelo ex-vice-presidente Mike Pence, com 4%. Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, obteve igualmente 4%.

Biden empatado com Trump

A sondagem da ‘NBC News’ mostrou que os dois concorrentes estão empatados (46%). Em junho último, Biden tinha uma vantagem de 4 pontos sobre Trump, 49% a 45%.

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...