Maioria das empresas já utiliza IA nos seus relatórios financeiros, revela estudo da KPMG
A adoção da Inteligência Artificial (IA) nos processos de reporte financeiro está em ascensão, com 72% das empresas a implementarem processos piloto ou a utilizarem efetivamente a tecnologia de acordo com o estudo da KPMG, “AI in Financial Reporting and Audit: Navigating the New Era”.
A previsão é que essa tendência alcance quase 99% nos próximos três anos, impulsionando a transformação no setor de auditoria.
O estudo, realizado com 1.800 empresas de mais de 10 regiões, destaca que as empresas estão a aproveitar o potencial da IA para melhorar a precisão, eficiência e a riqueza das informações nos seus relatórios financeiros.
Paulo Paixão, Head of Audit & Assurance da KPMG Portugal, enfatiza que a IA já exerce um impacto significativo na operação das empresas, incluindo os seus sistemas e governança sobre reportes financeiros, uma tendência que deve acelerar nos próximos anos. Ele destaca ainda o investimento da KPMG em inovação, como a plataforma de auditoria inteligente KPMG Clara e a parceria com a Microsoft.
A IA também está a revolucionar a auditoria, trazendo novas capacidades analíticas e insights. Mais de três quartos das empresas consideram a IA crucial para os seus auditores externos, juntamente com a automação e análise de dados, que são componentes essenciais dessa adoção. A maioria (82%) acredita que os seus auditores estão à frente ou em igualdade com as empresas na adoção da IA para análise financeira.
As empresas desejam que os seus auditores utilizem IA para alcançar três objetivos principais: melhorar a eficiência e precisão das auditorias, desenvolver procedimentos proativos e preditivos, e obter dados e informações valiosas para a auditoria.
Das empresas que utilizam IA para relatórios financeiros, dois terços dos líderes inquiridos destacam a capacidade de prever tendências e impactos (65%) como um dos principais benefícios. A IA generativa (genAI), apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, está ganhar atenção. Atualmente, 43% das organizações estão a testar ou a utilizando genAI, e essa adoção deve crescer significativamente nos próximos três anos, com 47% das empresas priorizando essa tecnologia nos próximos 12 meses.
Gestão de Riscos e Certificação
Além dos benefícios, as empresas também procuram garantias de que a utilização da IA é robusta, segura e conforme com as regulamentações. No futuro, espera-se que os auditores externos desempenhem um papel ainda mais crítico na avaliação da IA nos processos de reporte financeiro e na prestação de garantias sobre os controlos de IA.
Quase dois terços (64%) das empresas esperam que os seus auditores realizem análises mais profundas da utilização da IA nos seus relatórios financeiros. No entanto, a regulamentação precisa de acompanhar o rápido desenvolvimento da IA para garantir uma aplicação eficaz e segura nos relatórios financeiros e auditorias.