Maiores bilionários do mundo veem desaparecer 134 mil milhões de dólares da noite para o dia
As 500 pessoas mais ricas do mundo viram serem eliminados 134 mil milhões de dólares das suas fortunas da noite para o dia, graças ao ‘banho de sangue’ nos preços das ações na passada sexta-feira, liderado pela Amazon, refere o site especializado ‘Fortune’.
Recorde-se que o Nasdaq 100 caiu 2,4% na passada sexta-feira, reduzindo o património líquido dos 10 mais ricos do mundo em pelo menos mil milhões de dólares – pelo menos no papel.
Só os bilionários da tecnologia – que constituem muitas das pessoas mais ricas do mundo – perderam 68 mil milhões de dólares das suas fortunas coletivas, indicou a ‘Bloomberg’: Mark Zuckerberg, Sergey Brin e Larry Page despediram-se de mais de 3 mil milhões de dólares cada um no final da semana passada.
O património líquido de Elon Musk caiu de 252 mil milhões de dólares a 31 de julho para 235 mil milhões de dólares a 2 de agosto, de acordo com o ‘Bloomberg’s billionaire index’.
Durante este período, Larry Ellison, da Oracle, viu brevemente a sua riqueza aumentar 3 mil milhões de dólares no papel durante a noite, antes de perder todos os seus ganhos e mais 3 mil milhões de dólares no dia seguinte.
Entretanto, quando as ações da Amazon caíram quase 9% num dia, a 2 de agosto, o seu fundador, Jeff Bezos, viu ‘sumirem’ quase 16 mil milhões de dólares.
Notavelmente, esta é a terceira pior ‘destruição’ para Bezos, uma vez que perdeu anteriormente 36 mil milhões de dólares em abril de 2019 após o acordo de divórcio. O seu património líquido é agora de cerca de 191 mil milhões de dólares.
Por que razão caíram as ações tecnológicas dos EUA?
Em suma, a incerteza em torno da IA, os cortes nas taxas da Reserva Federal e uma potencial recessão, bem como algumas desilusões em termos de lucros, ajudaram a mergulhar o índice de alta tecnologia em território de correção.