
Maior financiamento do PRR na Saúde é atribuído à ULS Amadora/Sintra
A ULS Amadora/Sintra é a Unidade Local de Saúde com o financiamento mais elevado aprovado a nível nacional no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o setor da Saúde, com um montante total superior a 47,3 milhões de euros.
O financiamento contempla a construção de novas unidades, a requalificação de áreas estratégicas e a aquisição de equipamento clínico de última geração, com o objetivo de reforçar a resposta assistencial à população dos concelhos da Amadora e de Sintra.
A área da construção e renovação de instalações hospitalares concentra um investimento próximo dos 38 milhões de euros, destacando-se a criação de um novo Hospital de Dia e de um Centro de Hemodiálise.
Estas infraestruturas vão permitir aumentar substancialmente a capacidade instalada e promover uma abordagem mais integrada e contínua dos cuidados de saúde.
A ULS Amadora/Sintra viu ainda selecionado para financiamento o projeto de aquisição de equipamento médico pesado, num investimento global de 3,7 milhões de euros, bem como para a renovação e modernização de equipamentos hospitalares, num montante que ultrapassa os 5,7 milhões de euros.
Carlos Sá, presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra salienta que “este pacote de investimentos, financiado maioritariamente através do PRR, traduz o compromisso do Ministério da Saúde e da ULS Amadora/Sintra com a modernização do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e a aposta em infraestruturas mais eficientes, tecnologia avançada e melhores condições para os utentes e profissionais.
Com este impulso, o HFF dá um passo decisivo na requalificação global da sua capacidade assistencial, consolidando o seu papel como hospital de referência na região e contribuindo para uma resposta mais eficaz, humanizada e sustentável.