Madrid fechada nos feriados de dezembro
A Comunidade de Madrid decidiu suspender a circulação durante aos feriados de dezembro (dias 6 e 8), uma decisão que o vice-ministro da Saúde, Antonio Zapatero, já tinha sugerido na quarta-feira passada, de acordo com o El País.
Desde os primeiros encerramentos de perímetro desta segunda vaga, a Comunidade nunca quis prolongar a medida para além do que a Presidente, Isabel Díaz Ayuso, disse ser «estritamente necessário». Por esta razão, a circulação será suspensa apenas entre os dias 4 e 13 de dezembro [das 00h00 de dia 4 à 00h de dia 14].
Apesar do debate que esta decisão do Executivo regional causou entre as restantes autonomias e com o Ministério da Saúde, Salvador Illa acabou por ceder ao pedido de Madrid, embora deixando o aviso que se quisesse impor um enceramento com duração inferior a duas semanas, estabelecido no decreto do Estado de Emergência, primeiro deveria comunicá-lo ao Governo central.
«Madrid vai ser rigoroso e continuar a adotar medidas prudentes para que o vírus não se desenvolva», disse Zapatero na última quarta-feira em entrevista à Antena 3. O ministro da Saúde madrileno, Enrique Ruiz Escudero, também mencionou por diversas vezes a palavra «prudência» .
A capital espanhola, tem registado, desde há semanas, uma incidência acumulada com tendência de queda, marcando nos últimos 14 dias dias uma incidência de 297 casos por 100 mil habitantes, segundo o ministério. «É a primeira vez que está abaixo dos 300», sublinhou Zapatero na quarta-feira.
A pressão hospitalar também diminuiu, os pacientes internados em cuidados intensivos reduziram esta semana de dois mil para 1.881. Profissionais de saúde e especialistas comemoram esta queda lenta, mas constante, ainda que se mantem cautelosos.