Macquarie e PureHealth fazem ofertas não vinculativas pela Luz Saúde

Os grupos Macquarie e Pure Health estão entre as empresas que apresentaram ofertas não vinculativas por uma participação na Luz Saúde, noticiou hoje a agência de informação financeira Bloomberg, citando fontes com conhecimento sobre o assunto.

A Fidelidade (detida em 85% pelo grupo chinês Fosun e em 15% pela Caixa Geral de Depósitos) controla a quase totalidade da Luz Saúde e pretende vender 40% do capital. A seguradora avalia a empresa de saúde em mais de 1.000 milhões de dólares (cerca de 888 milhões de euros à taxa de câmbio atual), segundo as mesmas fontes que pediram para não serem identificadas.

A Bloomberg contactou as fontes oficiais de Fidelidade, Macquarie e PureHealth, que não quiseram fazer comentários.

A seguradora planeia receber ofertas vinculativas pela Luz Saúde até julho, antes de tomar uma decisão final sobre a venda.

A Luz Saúde detém em Portugal mais de 30 unidades de saúde, incluindo o Hospital da Luz.

Segundo a imprensa internacional, o grupo Macquarie tem origem australiana e opera em 30 mercados, enquanto o grupo PureHealth tem origem nos Emirados Árabes Unidos e em 2023 comprou a maior empresa privada de saúde do Reino Unido, a Circle Health.

No ano passado, a Fidelidade suspendeu o plano para colocar em bolsa parte da Luz Saúde, argumentando com a “instabilidade” dos mercados e a falta de condições para “uma correta valorização”.