Luís Delgado assume insolvência da dona da Visão perante trabalhadores

Luís Delgado, líder da Trust in News (TIN), dona de publicações como Visão, Exame, Caras e TV Mais, anunciou que a empresa se encontra em situação de insolvência. A decisão foi comunicada internamente aos trabalhadores no dia 12 de novembro, após a reprovação do Processo Especial de Revitalização (PER), antecipando-se ao parecer técnico do administrador judicial, que deverá ser enviado ao tribunal nos próximos dias.

O empresário não se opõe ao parecer de insolvência sugerido pelo administrador judicial provisório, reconhecendo formalmente a incapacidade de recuperar a empresa através do plano anterior, revela o ‘Negócios’. Agora, a empresa avançará para o processo de insolvência, com o tribunal a decidir sobre a continuidade da sua gestão ou a nomeação de um novo administrador.

O estado de insolvência ocorre após o PER ter sido rejeitado por 61,16% dos créditos reconhecidos, com o voto do Estado, que detém mais da metade dos créditos, a ser decisivo. A Segurança Social e o Fisco, que exigem valores elevados, foram responsáveis pela reprovação, junto a outros credores de peso como o Novo Banco e os CTT.

A TIN enfrenta uma dívida de 33 milhões de euros e prevê uma faturação de 7,9 milhões de euros em 2024, com prejuízos de 1,4 milhões. A empresa, sob a liderança de Luís Delgado, emprega cerca de 150 pessoas e agora terá de negociar um novo plano de recuperação perante os credores.