Lucro anual da Qatar Airways sobe 28% para recorde de 1,92 mil milhões de euros
A Qatar Airways teve uma subida de 28% do lucro no ano fiscal terminado em março de 2025 para um recorde de 2,15 mil milhões de dólares (1,92 mil milhões de euros), anunciou hoje a companhia aérea.
“Estes resultados históricos são o fruto do trabalho árduo, do talento e do empenho das equipas de todo o grupo Qatar Airways”, afirmou o presidente executivo da Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer, em comunicado.
Na semana passada, foi divulgada uma encomenda de 210 aviões à Boeing durante a visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante uma deslocação ao Golfo, Donald Trump, falando a partir de Doha, saudou a encomenda “recorde” de 160 aviões Boeing pela Qatar Airways, que foi oficializada na presença do Emir do Qatar.
Posteriormente, a Casa Branca indicou que a empresa iria honrar um “acordo de 96 mil milhões de dólares para a compra de até 210 aviões Boeing 787 Dreamliner e 777X”.
A diferença entre os números comunicados pelo Presidente dos EUA e pela Casa Branca explica-se pela diferença entre as encomendas firmes (160 aviões) e as opcionais (50).
A Qatar Airways Cargo, a divisão de carga aérea da transportadora do Qatar, também viu o seu volume de negócios aumentar 17% em relação ao ano anterior.
No final de março, a autoridade australiana da concorrência aprovou a aquisição pela Qatar Airways de uma participação na companhia aérea Virgin Australia, que já tinha sido aprovada por Camberra no final de fevereiro.
A decisão permite que a companhia do Qatar adquira uma participação de 25% na companhia australiana.
Em agosto, a Qatar Airways adquiriu uma participação de 25% na Airlink, uma companhia aérea independente da África Austral.
No anterior ano fiscal a companhia aérea do Qatar anunciou um lucro líquido recorde de 1,7 mil milhões de dólares, um aumento anual de 39%.