Livros grátis ‘invadem’ hoje estações de comboios em Lisboa

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a CP — Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal, realiza esta sexta-feira, 29 de novembro, a terceira edição da iniciativa “Ler é Viajar, Viaje com a NOVA FCSH”. A ação irá distribuir cerca de 8 mil livros gratuitos nas estações de Entrecampos e do Rossio, em Lisboa, entre as 10h e as 17h.

Os títulos disponíveis incluem uma ampla variedade de temas e autores, como Judaísmo no Feminino, de Maria Garcia, Cibercultura e Ficção e Portugal e a NATO. Os locais de entrega estão estrategicamente posicionados: na estação de Entrecampos, os livros serão distribuídos no piso de entrada, junto às bilheteiras e perto da saída para o Campo Grande, enquanto na estação do Rossio, o ponto de entrega será no piso de entrada, junto aos elevadores.

A iniciativa, que se enquadra no 11.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas — Cidades e Comunidades Sustentáveis, visa fomentar o hábito da leitura e associá-lo à experiência de viajar. Para além disso, a ação tem como objetivo combater a iliteracia e promover o acesso à cultura de forma inclusiva.

Rui Pedro Julião, representante da FCSH, sublinhou a relevância da iniciativa ao longo das suas edições. “A NOVA FCSH tem como missão disponibilizar a todos o conhecimento produzido pelas unidades de investigação. Estamos cientes do impacto que qualquer crise financeira tem nas famílias portuguesas e, neste contexto, é ainda mais importante assegurar o acesso à cultura e ao saber”, afirmou.

Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, a iniciativa tem sido amplamente acolhida pelo público. Em edições anteriores, foram distribuídos cerca de seis mil livros nas cidades de Lisboa e Évora, um feito que destacou a recetividade da comunidade e o impacto positivo deste projeto na promoção da literacia.






Comentários
Loading...