Literacia: BdP reforça formação financeira com ações por todo o país e chega a mais de 20 mil pessoas

Em 2019, com o apoio da sua rede regional, o Banco de Portugal (BdP) organizou 581 ações de formação financeira por todo o país (mais 29% do que em 2018), que reuniram um total de 20 458 participantes (mais 42% do que em 2018), segundo o “Relatório de Supervisão Comportamental” de 2019, divulgado esta terça-feira.

O ano passado ficou marcado por um reforço da sua sua aposta na informação e na formação financeira dos clientes bancários, quer individualmente, quer em colaboração com os outros supervisores e demais parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira.

Recorde-se que o BdP promove, desde 2018, a campanha de educação financeira digital #ficaadica, que lançou com o objetivo de alertar os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário para os cuidados que devem ter nos canais digitais e, desta forma, prevenir a fraude e o sobre-endividamento.

Em 2019, realizaram-se um conjunto de ações de formação no âmbito desta campanha que abrangeram mais de dois mil e duzentos alunos, tendo sido distribuídas cerca de 18 mil brochuras #ficaadica por 700 escolas e bibliotecas escolares de todo o país.

Também a divulgação dos serviços mínimos bancários continuou a ser uma preocupação, tendo celebrado, em 2019, um protocolo com o ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para a realização de iniciativas conjuntas de promoção destes serviços por intermédio de ações de formação para os colaboradores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, do Instituto da Segurança Social, do Instituto de Emprego e da Formação Profissional e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

O relatório, que descreve a atividade desenvolvida na supervisão dos mercados bancários de retalho, adianta ainda que o regulador participou nos trabalhos dos principais fóruns internacionais dedicados à supervisão comportamental.

Destacando-se, nesta matéria, o facto de, em novembro de 2019, ter passado a assumir a presidência da Organização Internacional para Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet).

A FinCoNet reúne autoridades de supervisão comportamental de todo o mundo e tem como objetivo promover boas práticas relacionadas com a conduta em mercado e a proteção dos clientes bancários.

Ler Mais





Comentários
Loading...