Lisboa recebe ‘fábrica’ de inovação em IA pelas mãos da Microsoft, Accenture, Avanade e Unicorn Factory

A Microsoft, em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa, inaugurou a AI Innovation Factory, um centro de inovação em Inteligência Artificial (IA) localizado em Lisboa.

O novo espaço, situado no AIhub da Unicorn Factory Lisboa, no bairro de Alvalade, tem como principal objetivo impulsionar a adoção de soluções de IA por empresas de diversos setores, promovendo o crescimento sustentável do país por meio da inovação digital.

A AI Innovation Factory surge para responder à crescente necessidade das empresas de se adaptarem aos desafios da evolução tecnológica trazidos pela IA. Segundo o estudo Work Trend Index da Microsoft, 79% dos líderes empresariais consideram a adoção de IA essencial para manter a competitividade das organizações, enquanto 60% expressam receio de não terem uma visão clara ou um plano para a implementação dessa tecnologia.

Com o apoio da Accenture, Avanade e Unicorn Factory Lisboa, a AI Innovation Factory visa criar um ecossistema de inovação que auxilie empresas e empreendedores a escalarem soluções de IA, estabelecerem modelos de governança e implementarem práticas responsáveis de IA. O centro, que ocupa uma área de 170 metros quadrados, conta com uma estrutura moderna e diversificada, incluindo um open space, salas para brainstorming e espaços para conferências.

Além de ser um espaço físico, a AI Innovation Factory também proporciona treino e formação para capacitar as organizações a aproveitar ao máximo as soluções de IA.

O programa de inovação da AI Innovation Factory será implementado em três fases. Inicialmente, será realizado um envision workshop com decisores-chave, oferecendo acesso a especialistas e demonstrando casos práticos. Em seguida, serão realizadas strategy discussions para ajudar as empresas a compreenderem os seus objetivos, priorizarem os casos de uso e desenvolverem um plano de implementação. A última fase inclui sessões de design de arquitetura, workshops de protótipos rápidos e um programa de formação integrado com certificação.

” A criação deste centro de inovação representa não apenas um marco importante para a Microsoft, mas sobretudo para o tecido empresarial português e para o futuro que estamos a construir para Portugal. Acreditamos que a AI Innovation Factory pode ser um verdadeiro catalisador de transformação, que conjuga talento, ideias e inovação, para assim abrir espaço às empresas para liderarem, reinventarem-se e crescerem num contexto empresarial cada vez mais dominado pela transformação digital”, diz Andrés Ortolá, General Manager da Microsoft Portugal.

para Manuela Vaz Soares, Country Managing Director da Accenture em Portugal, “a AI Innovation Factory simboliza o início do próximo capítulo na nossa jornada para transformar o cenário empresarial em Portugal. As empresas terão acesso aos principais especialistas em dados e IA da Accenture, permitindo-lhes experimentar novas tecnologias e co-inovar para adotar a IA em larga escala.”

Tiago Minchin, Country Manager para Portugal na Avanade, acrescenta que “a abertura da AI Innovation Factory em Lisboa marca um passo significativo na nossa jornada para aproveitar todo o potencial da IA. Ao colaborar com a Microsoft, Accenture e a Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ecossistema que capacita as empresas a escalarem soluções de IA de forma responsável e eficaz. Esta iniciativa não só acelera a adoção da IA, mas também garante que os nossos clientes estejam equipados com as ferramentas e modelos de governança necessários para prosperar num mundo impulsionado pela IA.”

Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa, afirma que “a criação da AI Innovation Factory, integrada no AIhub em Alvalade, representa um marco significativo no fortalecimento da nossa rede de inovação. Esta parceria estratégica com a Microsoft, focada em IA, não só reforça Lisboa como uma das cidades mais inovadoras, mas também destaca o enorme potencial dos distritos de inovação que estamos a criar.”

Já Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destaca que“ a inovação está cada vez mais presente na vida dos lisboetas. Para além do Beato e da Baixa, temos agora dois centros de inovação em Alvalade, um no Saldanha e outro em Entrecampos, todos lançados este ano. É a prova de que a Unicorn Factory está a crescer e a funcionar como um motor da nossa economia local. A nova parceria com a Microsoft mostra que conseguimos estar na linha da frente num tema tão atual e importante como a inteligência artificial.”