LEXUS RZ: novo SUV 100% elétrico vai chegar a Portugal no final do ano

O novo Lexus RZ tem marcada esta quarta-feira a sua estreia mundial em Bruxelas, na Bélgica. O SUV de luxo elétrico a bateria beneficia de revisões abrangentes que elevam a experiência de condução a um nível superior, introduzindo tecnologias inovadoras que proporcionam mais potência, controlo melhorado e uma condução envolvente. Estas alterações inovadoras são acompanhadas por um maior refinamento e luxo a bordo.

A Lexus tem sido pioneira na eletrificação no mercado de luxo desde o lançamento do RX 400h em 2005, procurando consistentemente um equilíbrio entre a qualidade de condução, o envolvimento e a eficiência ambiental. Com a sua visão Lexus Electrified, anunciada em 2019, pretende alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono, oferecendo uma gama de tecnologias, incluindo Veículos elétricos baterias, veículos híbridos e híbridos plug-in, para satisfazer as diversas necessidades dos seus clientes e mercados.

O Lexus RZ foi lançado em 2023 como o primeiro modelo da Lexus construído numa plataforma de arquitetura global dedicada a veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicle). Ofereceu uma nova experiência de condução e um novo design possibilitados pela tecnologia de eletrificação. Recentemente, a gama foi alargada com a introdução de um modelo de tração dianteira, respondendo à procura dos clientes.

O desenvolvimento do novo RZ centrou-se em quatro pilares fundamentais: prazer de condução; autonomia de condução e carregamento da bateria; desempenho; e design.

As inovações técnicas são lideradas pela primeira aplicação num veículo de produção em série da Lexus, do sistema “steer-by-wire”. Este sistema proporciona uma nova experiência de condução com uma operação suave, fácil e mais intuitiva, particularmente quando se desfruta de estradas sinuosas. Está também afinado para uma reatividade e feedback do condutor sem vibrações indesejáveis. Para assegurar que as qualidades desejadas do Lexus Driving Signature são alcançadas, o automóvel foi submetido a um extenso desenvolvimento no centro de testes da Lexus em Shimoyama, no Japão.

A nova gama de modelos também traz, pela primeira vez, o desempenho e o estilo F SPORT para o RZ. O RZ 550e, com tração integral, é o RZ mais potente e oferece uma nova experiência de condução BEV com o sistema Lexus Interactive Manual Drive, um sistema eletrónico que proporciona mudanças de velocidade manuais virtuais (mais detalhes sobre o RZ F SPORT no capítulo dedicado, abaixo).

Como é sempre o caso na Lexus, o cliente foi a principal consideração para garantir que, para além de fornecer potência extra, o RZ é mais eficiente e proporciona uma experiência de utilização melhorada. Alterações abrangentes ao sistema BEV, incluindo revisões à bateria de iões de lítio para um elevado rendimento e capacidade e uma evolução do eAxle da Lexus, permitem um aumento esperado na autonomia de condução de até 100 km (dependendo do modelo e da homologação final).

Além disso, o tempo de carregamento da bateria será mais rápido, – auxiliado pela adoção de um novo sistema de pré-aquecimento da bateria e de um carregador de bordo de 22 kW CA.

A revelação global abre caminho para a introdução do novo RZ no mercado europeu previsto a partir do final de 2025 / Início de 2026.

Sistema BEV completamente revisto

O sistema elétrico a bateria do RZ foi submetido a uma revisão completa, com o objetivo de aumentar a qualidade tanto do aspeto prático como do prazer de condução. As principais alterações incluem a introdução de um novo eAxle (unidade compacta do motor elétrico e transmissão) com melhor rendimento do motor e eficiência do inversor e uma redução significativa das perdas. Há também uma nova bateria de iões de lítio com capacidade aumentada para 77,0 kWh.

Com maior potência e mais opções de modelos, o novo RZ alargará o seu alcance no mercado, satisfazendo um maior espetro de necessidades e preferências dos clientes.

O desempenho da bateria de iões de lítio de elevado rendimento foi melhorado através da melhoria e do aumento do número de células da bateria. Por sua vez, isto permite um maior rendimento do motor elétrico do eAxle. Para o cliente, isto não só melhora a aceleração a fundo e o desempenho à velocidade máxima, como também contribui para uma condução mais estimulante e reativa a médio prazo.

O elevado desempenho energético é ainda apoiado pela adoção de refrigeração a água para a bateria e o sistema BEV. A combinação da bateria de alto rendimento e do eAxle com diferentes sistemas produziu uma gama RZ com três opções de potência diferentes: 224 cv /165 kW no RZ 350e; 380 cv /280 kW no RZ 500e; e 408 cv /300 kW no RZ 550e F SPORT.

Além disso, a capacidade de reboque do RZ com tração integral duplicou, podendo agora rebocar (com travões) até 1.500 kg.

Maior autonomia

As melhorias técnicas introduzidas no grupo motopropulsor do RZ permitem uma melhoria significativa da autonomia, nomeadamente a redução das perdas de potência no eAxle, o aumento da capacidade da bateria e a otimização dos sistemas de controlo. Os dados provisórios mostram que a autonomia do novo RZ foi aumentada até 100 km (consoante a versão e sujeito a homologação final).

Tempos de carregamento reduzidos

O desempenho do carregamento também foi melhorado, graças ao aumento da capacidade da bateria, às revisões da estrutura do conjunto de baterias e à adoção de um novo carregador de bordo de 22 kW CA, antecipando a disponibilização mais alargada de infraestruturas públicas que suportam um carregamento mais rápido.

O carregamento a baixas temperaturas foi melhorado com uma nova função de pré-aquecimento da bateria. Esta função otimiza a temperatura da bateria antes do início do carregamento, eliminando atrasos. Como resultado, o tempo de carregamento deverá ser reduzido em cerca de 30 minutos.

Uma experiência de condução única com o sistema “steer-by-wire” da Lexus

O novo RZ é o primeiro modelo a adotar o novo sistema “steer-by-wire” da Lexus. Este sistema cria uma experiência de condução nova, intuitiva e confortável que integra na perfeição o condutor e o veículo. Também transforma o tradicional cockpit do condutor.

Em vez de ser completamente redondo, o volante foi concebido sem as secções superior e inferior, pelo que tem uma forma quase retangular, com punhos curvos nos lados esquerdo e direito. O design ajuda a concentrar a atenção do condutor na estrada à sua frente e, sendo compacto, liberta mais espaço à volta dos joelhos e das pernas para facilitar a entrada e saída do automóvel.

O sistema funciona numa gama de aproximadamente 200 graus, desde o ponto morto até ao bloqueio total à esquerda ou à direita. Isto proporciona ao condutor um controlo preciso e uma operação fácil.

Além disso, com a relação da caixa de direção ajustada dinamicamente de acordo com a velocidade do veículo, proporciona uma manobrabilidade mais fácil a baixas velocidades; agilidade para uma condução suave em estradas sinuosas; e um elevado nível de estabilidade na condução a alta velocidade em autoestrada.

Embora não exista uma ligação física entre o volante e os eixos, o condutor recebe um feedback adequado comunicado por sinais elétricos, minimizando as vibrações desagradáveis.

Uma evolução do controlo de tração DIRECT4 da Lexus

Para além de renovar o sistema BEV do RZ, a Lexus reviu a tecnologia de controlo de movimento do veículo DIRECT4, um sistema exclusivo da Lexus que melhora o desempenho de tração e estabilidade nos modelos de tração integral.

No arranque e na aceleração em linha reta, a distribuição de potência dianteira/traseira é controlada entre 60:40 e 0:100 para suprimir a inclinação e produzir uma sensação de aceleração direta. Durante as curvas, a relação de distribuição é otimizada entre 80:20 e 0:100, de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo de viragem, para se adaptar às condições de condução.

Durante a entrada em curva, mais potência é direcionada para o eixo dianteiro para conseguir uma curva suave. Ao sair de uma curva, a distribuição do binário está em linha com a carga em cada roda, para manter o equilíbrio do veículo e permitir uma aceleração suave. O resultado é uma sensação gratificante nas curvas e um traçado de linha preciso.

A adoção da Gestão Integrada da Dinâmica do Veículo (VDIM) da Lexus contribui para uma condução mais plana e confortável, juntamente com uma estabilidade de condução melhorada e um manuseamento para evitar perigos de emergência.