
Legislativas: AD quer proibir uso de telemóvel nas escolas para alunos até ao 6º ano
A coligação AD pretende proibir a utilização de telemóveis nas escolas para os alunos até ao 6º ano de escolaridade, avançou esta sexta-feira o jornal ‘Público’: a proibição consta do programa eleitoral que vai ser apresentado esta tarde por Luís Montenegro e deverá avançar já no próximo ano letivo.
O jornal diário lembrou que em setembro último, o Ministério da Educação apresentou o plano “Aprender mais agora”, com um conjunto de recomendações sobre o uso de smartphones nas escolas: no 1º e 2º ciclos do ensino básico foi recomendada “a proibição do uso e/ou entrada de telemóveis nos espaços escolares”. Já para o 3º ciclo foi sugerida a “implementação de medidas que restrinjam e desincentivem a utilização de smartphones”.
O plano sublinhou que as escolas em Portugal “têm autonomia para definir regras” sobre a matéria, lembrando que no ano letivo 2023/24 cerca de 2% dos mais de 800 agrupamentos escolares já tinham adotado medidas de restrição ou proibição do uso de smartphones.
Também Fernando Alexandre, ministro da Educação, já havia admitido que a proibição poderia tornar-se uma obrigação. “A recomendação do Governo é de proibição. O que estamos a fazer este ano é estudar o resultado desta recomendação para, no próximo ano, reavaliar a medida”, frisou.