
Lamborghini revela Revuelto: supercarro híbrido chega para ‘render’ Aventador
Não é todos os dias que a Lamborghini lança um supercarro, pelo que cada apresentação é um motivo de regozijo: o Aventador, no catálogo da marca italiana há uma década, já tem substituto – antes conhecido como ‘LB744’, eis que chega o Revuelto.
A Lamborghini já havia dado muitas informações sobre o powertrain, chassis e cabina do seu hipercarro. O carro será alimentado por um V12 de 6,5 L e três motores elétricos capazes de atingir 1.015 cavalos de potência.
Esta potência chega às rodas graças a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, estando disponível um modo 100% elétrico para este híbrido plug-in. O seu chassis é, segundo a marca de luxo, o primeiro a ter uma estrutura frontal totalmente em fibra de carbono. E no total vão ser oferecidos 13 modos de direção.
A Lamborghini promete 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e 0 a 200 em menos de7 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h. Mas se for mais ‘tranquilo’ na condução, o modo elétrico permite-lhe percorrer 10 quilómetros.
A Lamborghini Revuelto lança um novo design do fabricante italiano. Mas veja aqui o novo modelo:
A new paradigm for super sports cars is here.
Introducing Lamborghini Revuelto.
The first ever super sports V12 hybrid plug-in HPEV.
Ready to drive you beyond.#Lamborghini #Revuelto #FromNowOn pic.twitter.com/rmvnv5zSJZ— Lamborghini (@Lamborghini) March 29, 2023
Ao combinar linhas angulares e padrões hexagonais na parte traseira, para as saídas de escape, o Revuelto parece um caça furtivo. As portas em tesoura, que surgiram no Countach há quase meio século, são uma homenagem ao passado. Ah, por último, se for indeciso, más notícias: a Lamborghini oferece cerca de 400 cores para o exterior.
O powertrain do novo Revuleto continua excecional – o motor é totalmente novo, mais leve, mas também mais poderoso do que os seus antecessores: desenvolve 813 CV de potência a 9.250 rpm e 725 Nm, tudo sem a necessidade de turbos.
No lado híbrido, há dois motores elétricos que alimentam o eixo dianteiro e o terceiro motor é equipado com a nova caixa de mudanças de dupla embraiagem de oito velocidades, a primeira da Lamborghini – este é instalado atrás do motor e não à frente, o que permite que a pequena bateria de 3,8 kWh seja alojada no antigo túnel de transmissão. A bateria é pequena, sem dúvida, mas permite 10 quilómetros de autonomia elétrica. Pode ser recarregada em apenas 6 minutos.
A ideia da marca italiana não é, certamente, conduzir com economia mas sim completar a performance do motor, com a mais-valia da possibilidade de conduzir sem emissões em zonas onde os motores a combustão são proibidos.