Kia conquista a sua melhor quota de mercado de sempre na Europa em ano de retração

Em comunicado enviado à imprensa, a Kia revela que conquistou a sua quota de mercado mais alta de sempre na Europa em 2020. De acordo com novos dados revelados pela Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), a quota de mercado da Kia passou dos 3,2% para os 3,5% durante o ano passado.

As vendas totais da marca na Europa, no entanto, recuaram 17%, para valores absolutos de 416.715 unidades, “devido aos efeitos da pandemia de coronavírus”, pode ler-se no comunicado. Um impacto menor do que o do conjunto europeu, que registou uma contração de 24,3% em relação ao período homólogo do ano anterior.

No que diz respeito à gama de eletrificados, esta continua a ter uma “importância crescente” para a Kia, representando 25,5% do total das suas vendas na Europa em 2020 – mais do que um em cada quatro veículos vendidos.

Won-Jeong (Jason) Jeong, presidente da Kia Europa, afirma que “2020 foi um dos anos mais difíceis a que alguma vez assistimos, tanto na Kia como na indústria automóvel de um modo geral. Com os efeitos da pandemia a provocarem uma súbita paragem das vendas logo no primeiro trimestre, os nossos mercados na Europa responderam com um conjunto de medidas destinadas a ajudar os clientes e a assegurar a entrega e a reparação de uma forma segura. Já no terceiro trimestre, assistimos ao nosso melhor desempenho de vendas de sempre, graças a uma conjugação da recuperação de procura e a crescente popularidade dos nossos modelos eletrificados”.

Quanto a 2021, o presidente da Kia Europa diz que “começaremos pelo lançamento de um novo EV, que tem como base a nossa plataforma E-GMP, já este ano. Este modelo permitirá carregamentos rápidos, uma aceleração fluída e grande autonomia em modo exclusivamente elétrico. Estamos também a trabalhar no sentido de introduzirmos um conjunto de novos serviços de mobilidade sustentável para os nossos clientes, no âmbito da nossa transição de empresa fabricante de automóveis para empresa fornecedora de serviços de mobilidade”.

Para o crescimento de vendas da marca na Europa contribuíram bastante as motorizações eletrificadas. As vendas totais dos veículos híbridos, híbridos plug-in e 100% elétricos da marca subiram das 66.386 para as 106.466 unidades, representando um crescimento de 60,4% (modelos semi-híbridos não incluídos). Foi a primeira vez que a Kia ultrapassou a fasquia dos 100.000 veículos eletrificados.

O Niro, que inclui versões híbridas, híbridas plug-in e 100% elétricas, passou a ocupar o segundo posto da tabela de vendas da gama da marca, com 77.498 unidades comercializadas (um acréscimo de 34,7% em relação a 2019).

Já o e-Soul 100% teve vendas totais de 7999 unidades, representando um aumento de 147,5% em relação a igual período do ano anterior. Com um total de 14.511 unidades comercializadas no ano passado, as estreantes versões híbridas plug-in da Ceed Sportswagon e do XCeed contribuíram fortemente para o aumento das vendas de eletrificados da marca.

As vendas da família Ceed tiveram um crescimento de 4,1% que se traduziu em 114.759 viaturas comercializadas (face a 110.201 em 2019). O crossover compacto XCeed foi colocado à venda no final de 2019 e assume-se já como o modelo mais popular da gama, com 43.880 vendas em 2020. As versões hatchback de 5 portas e Sportswagon do Ceed foram responsáveis por 25.809 e 30.116 unidades, respetivamente, enquanto a shooting brake ProCeed chegou às 14.954 unidades.

O SUV Sportage manteve a posição de terceiro melhor classificado nas vendas da marca na Europa, com 70.344 unidades. Do grupo dos cinco modelos da Kia com mais vendas na Europa fazem ainda parte o SUV do segmento B Stonic e o citadino Picanto, respetivamente com 51.322 e 48.213 unidades comercializadas. 

 

Em Portugal

No nosso país, a Kia acompanhou a tendência internacional, com as versões eletrificadas a representarem já cerca de um quarto do total das vendas da marca. 

O XCeed PHEV é já o terceiro eletrificado da Kia (com 60 unidades vendidas em dois meses), atrás da gama Niro, que lidera nas duas primeiras posições com, respetivamente, o HEV, PHEV e EV. Na versão HEV, o Niro ocupa o Top 5 das vendas de híbridos em Portugal, contribuindo decisivamente para que a Kia tenha fechado 2020 com uma quota de 3,4% do mercado nacional de híbridos. A gama de EV da Kia em Portugal (e-Niro e e-Soul) já representa perto de 20% do total de vendas de eletrificados da marca.

Fora do universo eletrificado, o mercado Kia em Portugal foi dominado pelo Stonic, com 789 unidades vendidas. O SUV compacto da marca resistiu melhor ao enquadramento adverso do mercado, para o que contribuiu o lançamento da nova versão “by Fila”. O lançamento da aguardada versão GT Line está reservado para o final de janeiro de 2021.

Ler Mais