Kamala Harris deverá anunciar a sua escolha para vice-presidente esta segunda-feira: saiba qual é o favorito

Kamala Harris deverá escolher o seu vice-presidente esta segunda-feira, avançou a agência ‘Reuters’, uma vez que pretende realizar o seu primeiro comício, esta terça-feira, em Filadélfia (Pensilvânia), já com o seu candidato ao lado, dando início a uma visita de quatro dias a quatro estados decisivos, onde estão incluídos Michigan e Arizona.

Josh Shapiro, governador da Pensilvânia, é apontado como estando no topo de uma pequena lista de candidatos: a localização do primeiro comício sugere a nomeação do governador e a campanha de Harris decidiu que esse estado em particular, que os democratas reconquistaram aos republicanos em 2020, é uma vitória obrigatória.

Depois da Filadélfia, Kamala Harris e a sua escolha para vice-presidente viajarão para seis outros locais, incluindo oeste de Wisconsin, Detroit e Las Vegas, de acordo com a campanha. A decisão de alto risco sobre quem vai concorrer com Harris assumiu o centro das atenções desde que ela se tornou a favorita democrata nas eleições de 5 de novembro, quando o presidente dos EUA, Joe Biden, terminou a sua candidatura à Casa Branca.

A pequena lista de candidatos em consideração inclui Shapiro, o governador do Kentucky, Andy Beshear, o senador americano Mark Kelly, do Arizona, o governador do Minnesota, Tim Walz, e o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg – se a escolha recair sobre Shapiro, a campanha de Harris contará provavelmente com o popular governador de 51 anos para ajudar a conquistar o estado em novembro.

A posição de Shapiro entre os democratas aumentou depois de ter derrotado o seu adversário republicano para governador, Doug Mastriano, conquistando mais de 56% dos votos num estado conhecido pelas eleições renhidas. Shapiro tornar-se-ia também o segundo judeu nomeado para vice-presidente na história dos EUA, após a candidatura falhada de Joe Lieberman em 2000 com Al Gore.