
Jerónimo Martins é uma das 100 melhores empresas do mundo em diversidade e inclusão no local de trabalho
O Grupo Jerónimo Martins foi recentemente incluído no FTSE Diversity & Inclusion Index – Top 100, uma lista que reconhece as empresas com melhor desempenho na promoção de locais de trabalho diversos e inclusivos.
A empresa ocupa a 46.ª posição global, destacando-se como a única empresa portuguesa a figurar neste índice, além de ser a única do setor “supermercados e lojas de conveniência”.
Este índice analisa mais de 15.500 empresas cotadas em bolsa ao redor do mundo, incluindo gigantes como S&P 500, ASX300, MSCI World, e FTSE100. Para a sua inclusão, as empresas devem ser avaliadas com base em 24 indicadores distribuídos por quatro pilares: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Controvérsias.
O Grupo Jerónimo Martins obteve uma pontuação de 74,25 pontos, destacando-se pela sua atuação em várias áreas de inclusão, como serviços de apoio aos filhos dos colaboradores, políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a promoção de mulheres em cargos de gestão, além de iniciativas para a inclusão de colaboradores com deficiência.
O compromisso da empresa com a diversidade e inclusão tem sido reconhecido, tanto em Portugal quanto internacionalmente. Desde 2021, o Grupo Jerónimo Martins tem recebido a distinção “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”, concedida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e alcançou o nível de Excelência em 2023. O Recheio Cash & Carry também obteve esta distinção em 2021, e o Pingo Doce aderiu ao selo em 2023. Além disso, o Programa Incluir, uma das principais iniciativas de inclusão do grupo, foi premiado como a melhor prática na categoria de Qualificação e Inclusão na primeira edição dos European Commerce Awards. Mais recentemente, o Fórum Económico Mundial destacou o Programa Incluir em seu “Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025 Insight Report”, como uma das oito iniciativas empresariais de maior impacto social.