Já terminou telefonema: Trump destaca chamada “muito boa” com Zelensky e diz que negociações “estão no bom caminho”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tido uma “muito boa” conversa telefónica com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, sublinhando que o objetivo foi alinhar as necessidades e pedidos da Ucrânia e da Rússia. Trump considerou que as negociações estão “no caminho certo” e remeteu para altos funcionários da sua administração a divulgação de mais detalhes sobre a conversa.

O presidente norte-americano usou as redes sociais para divulgar a sua visão sobre a conversa com Zelenskyy, que, segundo relata, durou cerca de uma hora. “Acabei de concluir uma chamada telefónica muito boa com o presidente Zelensky, da Ucrânia. Durou aproximadamente uma hora”, escreveu Trump na sua mensagem.

O líder dos Estados Unidos acrescentou que “grande parte da discussão foi baseada na chamada feita ontem com o presidente Putin, de forma a alinhar tanto a Ucrânia como a Rússia em termos dos seus pedidos e necessidades”. Trump não especificou quais foram os pedidos em causa ou quais os temas centrais abordados no diálogo.

De forma pouco ‘normal’, o presidente dos EUA indicou que não irá divulgar pessoalmente mais detalhes da conversa, remetendo essa tarefa para membros da sua administração. “Estamos muito no caminho certo e pedirei ao Secretário de Estado, Marco Rubio, e ao Conselheiro de Segurança Nacional, Michael Waltz, que forneçam uma descrição precisa dos pontos discutidos”, acrescentou Trump.

O presidente dos Estados Unidos concluiu a sua declaração anunciando que “essa declaração será divulgada em breve”, sem indicar um prazo concreto para a sua publicação.

(EM atualização)